Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Prefeitura de Araguaína

Prefeitura de Araguaína Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína

Candidatos aprovados no último concurso público da Prefeitura de Araguaína/TO estão cobrando a posse nos cargos para quais foram classificados. De acordo com uma comissão formada para acompanhar o andamento do certame, a administração pública municipal tem contratado servidores, mesmo com a disponibilidade de candidatos aprovados aptos para ocuparem os cargos.

A comissão encaminhou à reportagem do Conexão Tocantins uma lista extraída do Portal da Transparência da prefeitura no mês de janeiro, contento 1.566 nomes de servidores contratados e comissionados pelo Executivo

Na lista, constam, por exemplo, professores e assistentes administrativos contratados, sendo que há mais de 200 professores aprovados para posse imediata e 40 para o cadastro de reserva, e ainda 50 aprovados para o cargo de assistente administrativo.

O resultado final do concurso público para o quadro geral e guarda municipal de Araguaína foi homologado pelo ex-prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) ainda no final do ano passado. No início de janeiro, o vereador Fraudneis Fiomare (PSC) protocolizou ofício solicitando à prefeitura a posse imediata dos aprovados, ou uma previsão de data para início da posse.

O vereador informou ao Conexão Tocantins que não recebeu resposta e que irá judicializar a questão através de um mandado de segurança que deverá ser protocolizado nos próximos dias. “Visto que a prefeitura tem contratado servidores, imagino que o único motivo para não dar posse aos aprovados e nem responder à nossa solicitação via ofício, é justamente cumprir os acordos políticos que foram firmados”, afirmou o vereador.

O concurso público da Prefeitura de Araguaína foi realizado em março do ano passado e teve mais de 32 mil candidatos concorrendo a 581 vagas. A validade é de um ano, prorrogável por igual período. “É doloroso saber que muitos desses pais de família concursados que aguardam para tomar posse no concurso público estão desempregados, aguardando ansiosamente por este momento que é nosso por mérito. Queremos a convocação dos concursados já. Que prevaleça o direito que foi por cada um de nós adquirido quando passamos no concurso”, manifestou a comissão de aprovados.

O Conexão Tocantins entrou em contato com a Prefeitura de Araguaína a respeito da posse dos aprovados. Em nota, a administração informou que iniciará o processo de convocação dos aprovados no Concurso do Quadro Geral ainda neste mês de fevereiro. (Atualizada às 19h15)