Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda, recebeu nesta quarta-feira, 3, o prefeito de Ananás, Valdemar Nepomoceno, acompanhado do secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rodrigo Balbino. A visita teve como finalidade assinar Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto e o município para o desenvolvimento de ações conjuntas visando o fortalecimento da agricultura familiar no município.

“Esse documento assinado tem por objetivo uma parceria para a prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural ao município, e para isso, será elaborado um plano de trabalho onde estará contemplado os projetos e ações, bem como as responsabilidades das partes”, explicou o presidente, acrescentando que o apoio dos gestores municipais é essencial para o serviço de ater.

Com vigência de um ano, dentre as competências da prefeitura contempladas no Termo estão a instalação do escritório local do Ruraltins em prédio cedido pela prefeitura, bem como a manutenção da estrutura física, entre outras responsabilidades.

O prefeito Valdemar falou sobre as expectativas em relação à parceria: “esperamos com essa parceria colher frutos, e juntos vamos fazer com que o produtor da nossa cidade de Ananás venha ganhar com isso. Essa parceria é de extensão rural ao produtor rural para que ele venha ter uma forma de geração de renda garantido o sustento da sua família. Então com essa parceria Ruraltins e prefeitura de Ananás, vejo que o produtor só tem a ganhar”.

Segundo o diretor de assistência Técnica, Marco Aurélio Gonçalves, “a parceria é importante e oportuna para alavancar a assistência técnica e extensão rural no município, com execução de convênios, Mutirão do Agrocrédito e o Programa de Aquisição de Alimentos/Compra direta, e assim ter um atendimento amplo e pontual ao agricultor familiar no município.