Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em ação conjunta com o Ibama, identificou e autuou dois responsáveis pelo crime ambiental contra o monumento histórico Pedra da Baliza, situado na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, local protegido por Lei. Além da multa de R$ 10 mil reais cada um, eles deverão responder criminalmente pelo fato. 

Os vândalos foram identificados após o serviço de inteligência da Unidade Especializada na defesa do meio ambiente da PMTO, o BPMA, coletar informações que levaram aos dois indivíduos de 23 e 24 anos.

Após os trabalhos de identificação, os militares deslocaram até a cidade de Combinado a fim da adoção das medidas administrativas relativas ao crime ambiental cometido. Os dois foram autuados em R$ 10.000,00 cada um. Toda a documentação foi encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF) para que este adote as medidas pertinentes ao procedimento criminal sobre o fato. 

Entenda o caso

A Pedra da Baliza fica localizada na divisa entre o estado do Tocantins e Bahia, no município de Mateiros, e atrai muitos turistas que levam como lembrança fotos do monumento. No último fim de semana ela foi alvo de ação de vândalos que alterou, por meio de pichação, o seu aspecto natural.

A Polícia Militar ressalta que o crime ambiental sujeita os infratores à reclusão de 1 a 3 anos e multa conforme preconiza a legislação ambiental vigente e alerta aos visitantes de áreas de proteção ambiental, que tenham conduta consciente para a preservação destes locais.