Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Rogério Ramos

Foto: Rogério Ramos

Teve início em Paraíso do Tocantins nesta última segunda-feira, dia 8, a Campanha de Vacinação Antirrábica, que tem como meta a vacinação de 7.235 animais, entre cães e gatos, com idade a partir de 2 meses.

Neste primeiro momento da campanha a Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, vacinará cães e gatos da zona rural do município. Uma equipe técnica, formada por agentes de endemias, agentes comigo de saúde e veterinário visitarão todas as propriedades rurais do município.

Durante a vacinação, os profissionais responsáveis obedecerão aos protocolos de segurança relacionados à Covid-19, como o uso de equipamentos de proteção e a não aglomeração de pessoas.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Arllérico André, a gestão municipal está empenhada no sucesso de mais uma campanha de vacinação. “Por orientação do Ministério da Saúde iniciamos a campanha pela zona rural, onde traçamos junto a nossa equipe técnica um planejamento para cumprirmos a meta e vacinarmos o máximo de animais. Após esta etapa iniciaremos a vacina nas áreas urbanas do município”, informa o Secretário.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde do município, Nilsimone Oliveira, a vacinação é a principal ação de prevenção à raiva animal e também humana. “A vacinação é responsável pela redução do número de casos da raiva animal e consequentemente da raiva humana. A raiva é uma doença infectocontagiosa aguda fatal, mas pode ser prevenível por meio da vacinação”, explica.

Os cães e gatos com idade a partir de 2 meses receberão duas doses de vacina, já os que têm idade a partir de 3 meses, receberão dose única do imunizante. A campanha continuará até o dia 30 de abril deste ano.