Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

O delegado da polícia civil do Tocantins, Rérisson Macedo, foi o nome escolhido pelo prefeito Wagner Rodrigues para assumir o comando da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) de Araguaína. Com 38 anos de experiência na função pública, já foi delegado regional e superintendente da Polícia Civil em Araguaína, além de uma ampla formação na área da segurança pública, com curso em investigação de homicídios ministrado pelo FBI e formação operacional em ocorrências de alto risco, negociação e resgate de reféns.

“É um privilégio fazer parte da gestão do prefeito Wagner Rodrigues. Araguaína é uma cidade pujante, em constante transformação, e com isso também surgem problemas de toda ordem, incluindo as questões de trânsito e de segurança pública, que serão solucionadas com um olhar mais humanizado”, disse o presidente da ASTT.

Rérisson Macedo é natural de Fortaleza (CE) e mudou-se para o Tocantins em 1991, quando foi nomeado primeiro defensor público na Comarca de Ananás, região norte do Estado. Formado em direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), especialista em Segurança Pública e Instrutor de Polícia Civil, também já foi secretário municipal de Administração e Finanças e depois prefeito municipal pela Prefeitura de Riachinho, além de deputado estadual pelo Tocantins em 2019.

Com o início das atividades da Guarda Municipal de Araguaína, o novo presidente da ASTT, já conhecido pelo seu trabalho na linha operacional, comandando investigações e prisões importantes de criminosos por práticas de homicídios, roubos a bancos, tráfico de drogas e sequestros, assegurou estar empenhado para que a Guarda Municipal entre em operação.

“Estamos empenhados em instalarmos a nossa Guarda Municipal o mais breve possível, que além de atuar na proteção aos bens patrimoniais do Município, buscará cuidar da proteção ao cidadão em situação de vulnerabilidade. Queremos reduzir os índices de violência que ainda não traduzem a segurança jurídica de que tanto almejamos”, completou Rérisson Macedo

Funções da ASTT 

A Agência de Segurança Transporte e Trânsito de Araguaína tem como objetivo, proporcionar a segurança da comunidade e do trânsito nas ruas da cidade, contribuindo para melhorar a qualidade de vida, prevenindo e inibindo, pela presença e vigilância, infrações administrativas ou penais. Entre as atribuições da nova agência estão a regulamentação, gestão e supervisão dos trabalhos da Guarda Municipal, além do planejamento, direção, coordenação e controle do trânsito e da prestação dos serviços públicos de transporte coletivo e individual de passageiros, a vistoria de veículos, a educação de trânsito, a engenharia de trânsito e transportes e a aplicação de penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).