Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Francisco e Ginandro são dois dos 8 pacientes de Manaus que receberam alta

Francisco e Ginandro são dois dos 8 pacientes de Manaus que receberam alta Foto: André Araújo/ Governo do Tocantins

Foto: André Araújo/ Governo do Tocantins Francisco e Ginandro são dois dos 8 pacientes de Manaus que receberam alta Francisco e Ginandro são dois dos 8 pacientes de Manaus que receberam alta

Embarcam de volta de Manaus/AM nesta terça-feira, 9, seis dos 17 pacientes que foram transferidos da capital amazonense no final do mês de janeiro. Eles já receberam alta do Hospital Estadual de Combate à Covid-19 (HECC) e podem voltar para casa.

Apesar de 6 estarem embarcando de volta hoje, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que outros 2 pacientes oriundos de Manaus já estão em condição de alta, totalizando 8 pacientes manauaras recuperados da covid-19 no HECC. Os outros dois recuperados também devem embarcar de volta nos próximos dias.

A SES divulgou os nomes de apenas dois dos pacientes que receberam alta. Um deles é o agente de portaria, Francisco Marcos de Souza, de 52 anos. “Quando soube que vinha para o Tocantins eu fiquei tranquilo e com esperança, pois sabia que aqui seria bem tratado, como de fato, fui. Por um milagre de Deus e os cuidados que recebi de toda equipe hospitalar, estou voltando para casa. Venci a covid!”, disse Francisco.

Quem também volta para casa em Manaus nesta terça é o mecânico, Ginandro Colares de Souza. “Fui muito bem cuidado aqui e torço para que quem precise seja acolhido da mesma forma que eu. Fiquei feliz em ter sido transferido para o Tocantins porque lá em Manaus não tinha jeito, cheguei até a passar mal sozinho em casa”, afirmou.

Os demais pacientes manauaras que continuam em tratamento, seguem sob os cuidados das equipes multiprofissionais nas duas unidades hospitalares em Palmas, informou a SES.

Para o diretor técnico do HECC, Cleber Henrique da Silva, dar alta - mesmo que apenas a uma parte dos pacientes - provoca uma sensação de dever cumprido. “É um sentimento de realização, pela forma como chegaram aqui. Além da debilitação em razão da doença, tinha o dano psicológico, por estarem longe de suas famílias. Prestamos um serviço técnico humanizado, com todos os protocolos médicos necessários. Também promovemos visitas online, realizadas uma vez por dia, através de vídeos chamadas, em que os pacientes podem conversar e ver os familiares”, destacou.

Óbito

O Tocantins acolheu no último dia 31 de janeiro, 17 pacientes de Manaus que foram transferidos para Palmas em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles apresentavam quadros de saúde variando de leve a moderado e foram internados no HECC em Palmas para tratamento.

Infelizmente, um dos pacientes apresentou piora no quadro de saúde e não resistiu. A vítima, identificada apenas pelas iniciais A.LA. tinha 47 anos e morreu no último dia 3. O corpo foi levado para Manaus no dia seguinte ao óbito.

HECC

O Hospital Estadual de Combate à Covid-19 é custeado pelo Governo do Tocantins e gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC). A unidade funciona deste 21 de agosto de 2020, conta 60 leitos clínicos e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em quase seis meses de funcionamento o HECC já recebeu 524 pacientes acometidos pelo Coronavírus e emitiu 335 altas hospitalares.

Na noite da segunda-feira, 8, o hospital funcionava com 90% de ocupação dos leitos de UTI e 73% de lotação dos leitos clínicos.