Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

“Eu fui a primeira a chegar aqui, às 5h30 já tinha chegado no Espaço Cultural. Agora que fui vacinada, estou muito feliz. Mas os cuidados continuam.” Foi com esse sentimento de esperança de poder viver os próximos dias com um pouco mais de tranquilidade sem abrir mão dos cuidados já tomados, que a primeira idosa nessa faixa etária a ser vacinada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a aposentada Celina Ribeiro dos Santos, 80 anos, se manifestou.

Celina dos Santos foi uma das pessoas acima de 80 anos que passou pelo drive-thru instalado pela Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus). A vacinação contra a Covid-19, para este público (80+) residentes na Capital começou na manhã desta quinta-feira, 11. São dois pontos do sistema drive-thru instalados, ou seja, as pessoas não precisam sair do carro para serem vacinadas, um no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e outro no Ginásio Ayrton Sena, região Sul da Capital. Nesta quinta, o horário vai até às 17h e na sexta-feira, 12, será das 8 às 17h.

Quanto às pessoas que não têm carro, a secretaria informa que os idosos podem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) de Referência, a partir da próxima segunda-feira, 15, e se imunizar na própria unidade.

Para receber a primeira dose, o idoso deve apresentar documento pessoal (RG), cartão de vacina e o cartão SUS. Idosos acamados ou com mobilidade reduzida, serão vacinados em casa. Os agentes comunitários de saúde estão realizando o levantamento desse público.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes na organização das filas e controle do tráfego. 

Público

A dona Maria Moreira de Souza, 90 anos, que também tomou a vacina nesta manhã, disse que está aliviada por ter sido imunizada. “Dei graças a Deus em poder tomar a vacina. Agora posso ficar mais tranquila, porque essa doença horrível já matou muita gente na nossa cidade e no mundo”, ponderou.

A jornalista Cejane Borges contou que a mãe dela foi vacinada nesta manhã em Palmas e que todo cuidado foi tomado pela equipe da Semus que estava à frente do trabalho. “Ficamos aproximadamente 1h45 na fila. Pessoal da prefeitura atendendo com excelência, educação e simpatia com os idosos. Enfermeira fez questão de mostrar que aplicou a vacina inteira, não perdeu uma gotinha. São muitos sentimentos nessa hora, creio que o mais expressivo é o de esperança. Minha mãe é a primeira da família a ser vacinada. Sei que está longe de chegar aos demais, mas a sensação é de que vamos vencer, todos nós! Que Deus abençoe a família de cada um”, ressaltou a jornalista.

Dona Gilda Gomes, 81 anos, viúva de José Gomes Sobrinho, que leva o mesmo nome do Espaço Cultural, também é uma das idosas que esteve cedo para receber o imunizante. Agora já vacinada, ela acredita que estará mais segura para atravessar esse momento difícil que é a pandemia da Covid-19. “Estarei feliz quando todos foram imunizados e o mundo ficar de vez, livre dessa doença”, disse.

Doses

Também para esta quinta, está previsto o repasse de outras 2.360 doses da vacina CoronaVac para Palmas. Esta será a terceira remessa do imunizante destinado pelo Ministério da Saúde à Capital. Até o momento, a cidade já recebeu 6.731 doses do imunizante.

Palmas já vacinou 4.866 pessoas desde o início da imunização, no dia 21 de janeiro até a última quarta-feira, 10. Conforme a Semus, 70% dos profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 já foram imunizados em Palmas e 100% dos idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP), seguindo os critérios estabelecidos no Plano Municipal de Imunização.

A Semus reforça que a segunda aplicação do imunizante contra Covid-19 respeitará o intervalo de 21 a 28 dias, recomendado entre a primeira e a segunda aplicação.

Números

Somente nesta quinta-feira, na parte da manhã, foram aplicadas 530 doses no Espaço Cultural e 260 em Taquaralto. A expectativa da Semus é vacinar, ao todo, dois mil idosos na Capital.