Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Mais de 54% do público de idosos, num total de 1.185 idosos com mais de 80 anos, tomou a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus em Palmas nesta quinta-feira, 11, durante a ação de imunização no sistema drive-thru, realizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e no Ginásio Ayrton Senna, região Central e Sul da Capital, respectivamente.

A ação segue nesta sexta-feira,12, nos dois espaços, das 8 às 17 horas. O paciente deve levar consigo o documento de identificação, cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) lembra que a segunda dose da vacina será administrada em um intervalo entre 21 e 28 dias, prazo recomendado entre as aplicações.

De acordo com a Semus, 805 idosos receberam a vacina na região Central e 380 na região Sul. A estimativa é vacinar 2.169 idosos com mais de 80 anos na Capital. 

Idosos acamados ou com mobilidade reduzida, serão vacinados em casa. Os agentes comunitários de saúde realizam o levantamento desse público. A Semus ainda informa que na próxima semana irá disponibilizar doses da vacina nas Unidades de Saúde da Família (USFs) para aqueles idosos que não puderam se vacinar durante a ação.

Público vacinado

Com a ação, Palmas já vacinou 6.162 pessoas desde o início da imunização, no dia 20 de janeiro até esta quinta-feira, 11. Conforme a Semus, mais de 70% dos profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 já foram imunizados em Palmas e 100% dos idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP), seguindo os critérios estabelecidos no Plano Municipal de Imunização.

Até o momento, a Capital já recebeu 9.091 doses da Coronavac, após receber a terceira remessa da segunda dose do imunizante destinado pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira, 10.