Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína firmou mais uma parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para alavancar o crescimento das micro e pequenas empresas que atuam na cidade. O Projeto Brasil Mais Produtivo tem o apoio também do Governo Federal e será implantado pela primeira vez em Araguaína, beneficiando nesta primeira etapa 66 empresas da cidade com consultorias gratuitas durante um período de quatro meses.

As primeiras empresas convidadas a participar do projeto foram as que já atuam como fornecedoras do Município nos segmentos de produtos e serviços, como padarias, papelarias e até de construção civil.

“O Sebrae solicitou a relação de fornecedores do município, dados que são públicos e estão no Portal da Transparência. O papel do governo é proporcionar um padrão de vida alto e ascendente à população, para tanto deve agir no ambiente institucional como coadjuvante, reduzindo burocracia e incentivando a profissionalização das empresas de maneira que se tornem mais produtivas e competitiva. Essa condição as tornará mais eficientes e lucrativas, permitindo que gerem empregos e renda que ao final culmina com a melhoria da qualidade de vida”, explicou o secretário municipal da Fazenda, Fabiano Souza.

Como será?

Para participar é preciso ser dono de micro ou pequena empresa nos setores de comércio, serviços ou indústria. Durante os quatro meses, as empresas serão acompanhadas por agentes locais de inovação do Sebrae que irão acompanhar o dia a dia das empresas selecionadas e aplicando metodologias que poderão alavancar o desenvolvimento do negócio, reduzindo custos, inovando processos de produção e aperfeiçoando a capacidade gerencial.

"Serão executados três ciclos em Araguaína, cada ciclo com 66 empresas diferentes que terão a oportunidade de receber essa orientação de forma gratuita. No final de cada ciclo serão apresentados indicadores comerciais da empresa, isso sem contar que durante todo o processo haverá troca de experiências entre os empresários, encontros setoriais e pílulas de conhecimento para ajudar o empreendedor a aumentar sua competitividade”, disse o gerente do Sebrae em Araguaína, Joaquim Quinta Neto.

Consultoria que dá certo

A empresária Leidiana Sousa participou da primeira reunião de empresários com os representantes do Município e do Sebrae para a apresentação do programa. Ela é proprietária de uma papelaria há seis anos e está otimista com a possibilidade de alavancar o negócio.

“Eu sempre tive vontade de buscar esse tipo de consultoria e acredito que a parceria pode realmente nos ajudar a abrir novos horizontes, perceber pontos que durante a correria do dia a dia deixamos passar e com isso possamos crescer ainda mais”, disse a empreendedora, de 37 anos.

Brasil Mais Produtivo

O objetivo do Projeto Brasil Mais Produtivo é aumentar a competitividade e a produtividade dos pequenos negócios por meio de ações de melhorias rápidas, baixo custo e alto impacto, reduzindo as despesas do empresário, inovando nos processos de produção e aperfeiçoando a sua capacidade gerencial.

Os primeiros atendimentos começarão em março de 2021. A cada quatro meses, novas vagas são abertas para a participação de mais empresários. Ao longo deste período, serão 5 encontros coletivos virtuais e 5 encontros individuais com o Agente Local de Inovação. Neste percurso, o empresário será conduzido por uma jornada para inovar, buscando maior faturamento ou redução de custos. Além disso, poderá receber consultorias especializadas para apoiá-lo nesse desafio.