Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (SINTRAS-TO) notificou Estado sobre a falta de uma alimentação "digna aos servidores" dos hospitais de referência de Gurupi, Arraias, Dianópolis e Porto Nacional. O sindicato cobra a gestão estadual para que restabeleça no prazo de 10 dias úteis o fornecimento da alimentação adequada e satisfatória para atendimento nutricional dos servidores.

Segundo o Sintras, a cobrança foi motivada após reclamações dos servidores que laboram nas respectivas unidades de saúde.

Na notificação extrajudicial o sindicato destaca que não é a primeira vez que os servidores reclamam da alimentação nos hospitais, e, por isso, mais uma vez cobra uma efetiva manutenção da ordem social nos postos de serviço.

O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, ressalta que enquanto não forem implementadas políticas públicas que visem dar ao cidadão "um atendimento médico-hospitalar adequado, uma eficiente e correta assistência, sem subterfúgios ou engodos, os profissionais necessitam que lhes seja dado, pelo menos, garantias mínimas para o exercício da função pública, dentre elas, o fornecimento de alimentação adequada e suficiente para atender as necessidades nutricionais”, diz Miranda.

O presidente ainda reforça que a má alimentação afeta também os pacientes e acompanhantes e, assim sendo, o Governo do Estado obriga o servidor a produzir seu próprio alimento, "gerando encargos financeiros que não estavam previstos em seu orçamento", conclui Miranda.