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Veículos

Foto: Cejane Borges

Foto: Cejane Borges

No Tocantins, normalmente os primeiros meses do ano são marcados pela presença da chuva e, especialmente em 2021, o período chuvoso está bem marcado com muitos dias com abundância de água. Para quem é motorista, a temporada de chuva requer atenção redobrada com a manutenção dos automóveis, em especial em relação aos pneus.

Pensando na segurança do cidadão, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), orienta aos consumidores sobre a importância de verificar o estado dos pneus e o indicador de desgaste da banda de rodagem, que não pode estar com menos de 1,6 milímetros. E, também, é fundamental verificar o bom estado, se a calibragem esta baixa, fazer o alinhamento e o balanceamento dos pneus, principalmente neste período chuvoso.

Esteja atento à manutenção ou substituição de pneus

É importante que o consumidor entenda a diferença entre os pneus novos – que é aquele que nunca sofreu uso ou reforma, não tem sinal de envelhecimento de nem deterioração de nenhuma origem – e dos pneus reformados, que também estão aptos para o uso, desde que tenham o Selo de Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O presidente da AEM, Rérison Castro, informa que “o produto, seja novo ou reformado, deve ser submetido aos ensaios metrológicos de velocidade sobre carga com testes de resistência. E é fundamental que nos ensaios, o pneu não apresente nenhum tipo de deformação”, destaca o gestor.

E, neste período de chuva, o motorista deve redobrar sua atenção com o estado geral dos pneus.

O que significa o Selo Inmetro nos pneus

É de extrema importância que o consumidor busque o Selo Inmetro durante a aquisição do produto. Ele é uma garantia que a mercadoria passou por testes e, nesse caso é, também, um item que envolve a segurança viária dos passageiros e do veículo. A etiquetagem fica na lateral do produto, parte conhecida como flanco.

Desde o ano de 2018, é obrigatório que todos os pneus vendidos no Brasil informem ao comprador como se comportam na água, se ajudam a economizar combustível e quanto barulho os pneus fazem ao rodar. Essa classificação faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), e é semelhante à que é usada para medir a eficiência energética de carros e eletrodomésticos.

É válido destacar que o consumidor deve sempre priorizar a aquisição dos pneus no comércio formal e exigir a nota fiscal. O documento é a garantia no caso de troca, manutenção, direitos e reclamações.

O que o consumidor deve saber

Na hora da compra do pneu consulte as especificações constantes no manual do fabricante do veículo e informe-se com o revendedor acerca dos cuidados com a manutenção.

Para a sua segurança, faça regularmente o balanceamento e o alinhamento das rodas e quando as mesmas sofrerem choque acentuado. O balanceamento é necessário também sempre que for efetuada a troca do pneu.

Rodas desbalanceadas ou desalinhadas provocam instabilidade no veículo e um maior desgaste dos pneus. O alinhamento (ângulos caster e camber) deve seguir as especificações do fabricante do veículo, para que o mesmo tenha uma perfeita condução em linha reta.

Verifique sempre o estado de conservação dos pneus. Obedeça ao Código de Trânsito Brasileiro.

Sobre pneus reformados

Pneu recapado é aquele que tem sua banda de rodagem substituída, ou seja, a parte do pneu que entra em contato com o solo.

Pneu recauchutado é aquele que tem a banda de rodagem e os ombros substituídos, ou seja, inclui também a parte externa e a lateral do pneu.

Pneu remoldado é aquele que tem a banda de rodagem, os ombros e toda a superfície dos flancos substituída. 

Seja um consumidor exigente

Caso encontre pneus sendo comercializados sem o Selo do Inmetro, pode registar a ocorrência na Ouvidoria da Metrologia Estadual, por meio do endereço eletrônico ouvidoria@aem.to.gov.br.