Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Elenil da Penha (MDB) cobrou nesta semana, da Secretaria de Saúde do Tocantins, que sejam tomadas providências urgentes para resolver o problema da superlotação no Hospital e Maternidade Dona Regina. Em requerimento endereçado à SES, o parlamentar afirma que a unidade está, hoje, com mais de 100% da taxa de ocupação.

"Hoje, todos os leitos, tanto clínicos, como de UTIs neonatais, estão lotados. A secretaria afirma que falta um hospital municipal na capital para absorver os casos de baixa complexidade e que houve um aumento do número de partos prematuros. Independente disso, é preciso dar uma resposta com ação para a comunidade", explicou o parlamentar.

Com cerca de 500 partos por mês, o Hospital e Maternidade Dona Regina é referência para Palmas e outros 13 municípios tocantinenses, mas atende pessoas de todo o estado. Segundo o deputado, além do problema da superlotação, há outras queixas de pacientes e servidores como a falta de insumos e medicamentos.  

“Os problemas no Dona Regina são graves e precisam de atenção do poder público. É preciso, o quanto antes, que sejam adotadas medidas para reestruturar a maternidade, a fim de que seja amplia a oferta de serviços, insumos e leitos clínicos e de UTI”, finalizou Elenil.