Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Equipe de inspeção animal da Adapec faz avaliação e acompanha todo o processo para viabilizar a certificação

Equipe de inspeção animal da Adapec faz avaliação e acompanha todo o processo para viabilizar a certificação Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Equipe de inspeção animal da Adapec faz avaliação e acompanha todo o processo para viabilizar a certificação  Equipe de inspeção animal da Adapec faz avaliação e acompanha todo o processo para viabilizar a certificação

Mais uma empresa recebe a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). A última etapa do processo de adesão do Laticínio Samrita, localizado em Wanderlândia, região norte do Estado, foi concluída nessa terça-feira, 2. Com isso, o estabelecimento passa a ter equiparação federal podendo comercializar seus produtos em todo o país.

O proprietário do laticínio, Samuel Rita de Oliveira, disse que a conquista oportuniza o crescimento tão almejado, uma vez que a indústria tem capacidade de produção maior do que estava comercializando no mercado interno. “É uma emoção muito grande ter a certeza que poderemos agora expandir a fabricação, incentivar o desenvolvimento da bacia leiteira do Estado, e diversificar nossa linha de produtos”, avaliou.

A empresa fabricava queijo mussarela e creme de soro de leite. Com o novo selo, já produzirá manteiga de leite, queijos tipos: parmesão, tropical, coalho, trança e prato, além de ricota. “Para aprimorar, fizemos um investimento de aproximadamente R$ 300 mil  na estrutura, melhorias no laboratório, implantamos programas de autocontrole, entre outros”, complementou Samuel Rita.

O gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio Caminha, explica que o laticínio era registrado no SIE, que limita a comercialização dentro do Estado, e que o processo de adesão ao SISBI iniciou em setembro do ano passado, quando foram feitas avaliações e exigido adequações na planta industrial, até o resultado final. “Todos os apontamentos feitos nas nossas auditorias foram cumpridos, que envolve parte estrutural e condições ideais nas etapas de produção de alimentos com qualidade comprovada”, disse.

Para o presidente da Adapec, Paulo Lima, numa época onde há retração da economia devido à pandemia, testemunhar e colaborar com o crescimento da agroindústria é uma grande vitória. “Temos a autorização para habilitar agroindústrias ao SISBI, as empresas poderão fazer todo o processo diretamente no nosso setor de inspeção, de forma mais ágil. Nossa equipe está comprometida em avaliar e acompanhar a expansão de mercado, tanto com a certificação do SIE, SISBI ou Artesanal”, ressaltou.

O Tocantins conta atualmente com oito empresas habilitadas no SISBI e outras duas estão em processo final de adesão.