Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Katriel Bernardes

Foto: Katriel Bernardes

A Secretaria de Estado, da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) assinou nesta quinta-feira, 4, três termos de cooperação com as seguintes instituições esportivas: Federação de Judô do Estado do Tocantins, Federação Tocantinense de Futevôlei e com a Federação Tocantinense de Futebol de Salão. Os acordos visam apoiar a realização de eventos esportivos.

Está contemplado, nos acordos, o apoio para a realização da fase estadual dos campeonatos das modalidades representadas pelas federações. A realização da Série Ouro do Campeonato de Futebol de Salão (futsal) contempla os municípios de Paraíso do Tocantins, Araguaína, Gurupi, Colinas do Tocantins, Cristalândia, Tocantinópolis e Pedro Afonso. 

Já a realização do Campeonato Estadual de Futevôlei, composto por 10 etapas, contempla as cidades de Paraíso do Tocantins, Araguaína, Gurupi, Alvorada, Dianópolis, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. Já a realização do Campeonato Estadual de Judô abrange as cidades de Paraíso do Tocantins, Araguaína, Gurupi e Araguatins.

Os acordos preveem o apoio da Seduc com a premiação dos atletas classificados nas competições – com troféus e medalhas – e no transporte e hospedagem. “Com esse acordo, estamos fomentando a prática esportiva em nosso Estado. O trabalho conjunto, envolvendo cooperação e planejamento é fundamental para alcançarmos bons resultados na vertente do Esporte, que compõe a Seduc”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar. 

O presidente da Federação Tocantinense de Futevôlei, Leonel Augusto Nogueira de Souza, destacou a importância do acordo de cooperação firmado com a Seduc. “O futevôlei está crescendo aqui no nosso Estado e esse apoio será muito importante para os nossos atletas. Nem todas as federações de futevôlei têm esse espaço que nós estamos tendo com o Governo do Estado”, apontou.

Já o presidente da Federação Tocantinense de Futebol de Salão, Nei de Oliveira, destacou o alcance social desse tipo de parceria. “Essa iniciativa potencializa a nossa atuação para tirar muitas crianças das ruas, fazendo com que elas passem a ter sonhos. O esporte está diretamente ligado à educação, pois motiva o aprendizado, ensina o esportista a obedecer a regras”, pontuou.

Para o presidente da Federação de Judô do Estado do Tocantins, Georgton Thome Bujar Moura Pacheco, o momento representou a realização de um sonho. “Esporte é saúde, lazer e inclusão social. Esse era um momento muito esperado. O apoio do poder público é muito importante para o setor esportivo e esporte também dá seu retorno para a sociedade, seja pelo lado social ou pela geração de riquezas, movimenta hotéis e restaurantes”.   

O superintendente de Esportes, Juventude e Lazer da Seduc, Clay Rios, falou do trabalho realizado pelas federações esportivas do Tocantins. “As federações esportivas têm desenvolvido um trabalho muito importante para o fortalecimento do esporte em nosso Estado, e nós temos colocado a Superintendência à disposição dessas entidades, pois acreditamos nos bons resultados que podemos alcançar”.