Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), a Operação Resguardo, que está acontecendo desde o mês de janeiro em todos os Estados da federação e no Distrito Federal, é finalizada no Tocantins com saldo positivo. Ao todo, foram presos 53 agressores, tendo sido lavrados 33 Autos de Prisão em Flagrante e cumpridos 20 mandados de prisão. Além disso, foram expedidos 18 mandados judiciais, sendo 10 de busca e apreensão e oito de prisão.  

Com as ações realizadas nesta segunda-feira, 8 (Dia Internacional da Mulher), o Tocantins conclui 404 inquéritos e instaurou mais 216; realizou 1.058 diligências; atendeu 526 vítimas mulheres vítimas de violência; lavrou 10 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs); apreendeu oito armas; apurou sete denúncias e expediu 184 Medidas Protetivas ao Poder Judiciário.

Durante a Operação Resguardo o Estado utilizou 66 viaturas e um efetivo de 270 policiais civis. Ao todo, a Operação atingiu 42 municípios tocantinenses.

Sistematizada

Presidente do Colégio de Nacional Secretários de Segurança Pública (Consesp), o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio, participou em Brasília (DF) da apresentação dos resultados da Operação Resguardo. Em suas considerações, Sampaio destacou a importância desse tipo de operação, especialmente pela maneira sistematizada que ela acontece em todo o Brasil, uma vez que trata-se de um problema que atinge todos os Estados. O Secretário ressaltou ainda que essa indução do processo pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública fortalece a eficiência das operações policiais.

A Delegada-Geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Souza, também falou da efetividade das ações da Operação Resguardo no Tocantins. Ela ressaltou que as ações da Polícia Civil do Tocantins visam contribuir no combate da violência contra a mulher e de gênero e, desta forma, promover oportunidades de autonomia do feminino em face da desigualdade social enfrentada pelas mulheres.

Mês da Mulher

Outras ações têm sido realizadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e pela Polícia Civil do Tocantins para celebrar o mês da mulher. Além da Operação Resguardo, delegadas de polícia civil têm participado de discussões e concedido entrevistas para falar sobre a violência doméstica.

Nesta segunda-feira, a Secretaria da Segurança Pública deu início em suas redes sociais à divulgação de uma série de postagens e vídeos sobre a mulher. Também hoje, as delegacias da Mulher, em Palmas, distribuíram álcool em gel como forma de alertar as mulheres que elas não estão sozinhas nesta pandemia e que há canais disponíveis para efetivar denúncias.