Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As dificuldades causadas pela pandemia impactaram no comportamento dos consumidores brasileiros em relação à locomoção. Os usuários de transporte público começaram a se sentir mais inseguros pelo risco de contágio da Covid-19 e passaram a considerar a aquisição de um veículo para se adaptar à nova realidade.

No entanto, com a alta no preço dos carros zero km (pelo impacto do aumento do dólar), a falta de algumas versões no mercado, e o agravamento da situação financeira, a grande maioria dos consumidores migraram naturalmente para os usados e seminovos. Nesse cenário, o setor de carros usados e seminovos se deu muito bem. Segundo a Federação Nacional da Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), as vendas de usados e seminovos nos dois primeiros meses de 2021 cresceram exponencialmente na comparação com os mesmos meses do ano passado, enquanto o setor de novos recuou.

Segundo pesquisas, a tendência do começo do ano deve ser mantida: a venda de carros baratos em Ribeirão Preto seguirá em alta até o final de 2021, superando mês a mês os resultados de 2020.

Carro novo nem sempre é melhor

Certo, estrear um carro é uma ótima experiência, mas com tantos carros usados em condições impecáveis, dispor de um valor mais alto para adquirir um 0 km muitas vezes não faz sentido. Os zero-quilômetro não necessariamente são a melhor opção, os veículos usados podem apresentar diversas vantagens. Por exemplo, os preços e o valor do seguro poder ser mais atraentes se comparados a um carro novo, que desvalorizam logo que saem da fábrica.

Um carro usado bem equipado pode ter o mesmo valor que um novo sem itens opcionais e é, portanto, uma ótima alternativa para quem procura comprar o carro que sempre quis, mas que não pretende ou não pode gastar muito.

Compras online

Se você está disposto a avançar na compra de um veículo usado ou seminovo, saiba que o processo de compra hoje em dia ficou bem mais fácil que no passado, onde era necessário sair de loja em loja.

A tecnologia oferece a possibilidade ao cliente de aceder a diversas plataformas online certificadas com milhares de classificados de carros com informações detalhadas, fotos e vídeos, onde é possível escolher por marca, ano, equipamentos ou preço, entre outras opções.

Um dos maiores benefícios da compra online é que algumas lojas ou vendedores particulares oferecem a possibilidade de entrega do carro no domicílio do cliente, ou em condições de muita segurança combinadas previamente, adaptando-se ao contexto pandémico. Toda documentação pode ser feita a distância, sem sair de casa.

Confira dicas de como acertar na compra online

Como foi mencionado, com a pandemia muitos consumidores estão preferindo comprar de forma virtual, sem precisar se deslocar. As diferentes plataformas oferecem muitas ferramentas para realizar a pesquisa pelo carro ideal, incluindo serviços que comparam preços entre os diferentes vendedores.

Mesmo com toda essa praticidade, tente pesquisar com calma e evite decisões precipitadas. Aos se interessar por um carro anunciado, tire todas as suas dúvidas com o vendedor, incluídas as características do carro, o histórico e as condições de pagamento, para ter mais poder de negociação. Não tenha receio de fazer muitas perguntas e se preferir, peça mais fotos do veículo.

Se você tiver decidido visitar o carro, procure levar um mecânico ou alguma pessoa que entenda de carros para fazer uma inspeção mecânica em relação aos principais sistemas e peças, como motor, suspensão, freios, bateria e parte elétrica. Isso pode ajudar muito a fazer uma boa compra e evitar surpresas.

É muito importante visitar o carro durante o dia, com o automóvel limpo e seco. Observe se a lataria possui amassados ou ondulações, problemas no acabamento ou retoques irregulares na pintura, que indicam desleixo do dono e devem gerar desconto no valor final. Por último, não esqueça que a aquisição de um usado ou seminovo só é bom negócio se houver pesquisa, não apenas do visual e condições mecânicas do carro, mas também a respeito da documentação e da situação jurídica do veículo.

Por exemplo, se existem multas, impostos ou alguma pendência nos documentos, como revisões no período que resta. Não hesite em cobrar ou negociar essas condições para evitar problemas a futuro.