Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Secretaria da Saúde de Araguaína concluiu nessa segunda-feira, 15, a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em 1.067 idosos com mais de 80 anos no sistema drive-thru. A aplicação foi feita durante os dias 11 e 15 de março pelo sistema organizado no Parque de Exposições de Araguaína. O grupo havia recebido a primeira dose nos dias 12 e 15 de fevereiro e com esta nova aplicação concluíram a imunização.

De acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), as pessoas que receberam a segunda dose da vacina estarão imunizadas de forma completa 15 dias após a administração da segunda dose e a orientação é que os cuidados devem ser mantidos.

“Mesmo vacinados temos que fazer uso da máscara, manter o distanciamento social e higienizar bem as mãos e as superfícies dos objetos, já que ainda não há um número grande de pessoas vacinadas. Só poderemos deixar esses cuidados quando houver realmente a contenção dos casos com a vacinação em massa”, explicou a coordenadora de Imunização de Araguaína, Samilla Braga.

Os idosos acamados, sem condições de ir ao drive- thru, estão recebendo a vacina em casa. Além disso, aqueles idosos com mais de 80 anos que não conseguiram receber a vacinação da segunda dose durante o drive-thru, poderão procurar a UBS referência para essa etapa, que fica no Setor Palmeiras do Norte.

Campanha continua

A meta da Secretaria da Saúde de Araguaína é imunizar 2.423 idosos desta faixa etária. O número foi baseado na estimativa populacional do Município, realizada pelo governo estadual. Até alcançar a meta de imunização do grupo, as doses seguirão sendo disponibilizadas nas unidades básicas Maria dos Reis Rodrigues (Setor Barros), UBS Couto Magalhães (Setor Couto), UBS JK (Bairro JK), UBS Lago Azul (Setor Lago Azul) e UBS Manoel Maria Dias de Brito (Setor Cimba).

As unidades também estão oferecendo, de acordo com a chegada de novas doses, a vacina para os profissionais de saúde da rede pública e privada e estagiários da área da saúde que estejam atuando em hospitais ou UBS e ainda não foram imunizados. O atendimento nas unidades é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.