Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

UPA Sul recebe e trata pacientes com Covid-19

UPA Sul recebe e trata pacientes com Covid-19 Foto: Raíza Milhomem

Foto: Raíza Milhomem UPA Sul recebe e trata pacientes com Covid-19 UPA Sul recebe e trata pacientes com Covid-19

A Prefeitura de Palmas não tem medido esforços para evitar o colapso iminente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), porta de entrada para pacientes moderados e graves. Com o aumento exponencial de casos de Covid-19 nas últimas semanas e, consequentemente, da demanda por atendimento médico, os recursos materiais e humanos ampliados em 2020 apresentaram sinais de esgotamento rapidamente nas últimas semanas, exigindo a busca por alternativas no sentido de evitar o fechamento das unidades para novos pacientes.

O presidente do Comitê de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas), Daniel Borini, apresentou nesta segunda-feira, 15, em entrevista à imprensa, ações tomadas pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), sobre atendimentos nas UPAs e planejamento da gestão para ampliação e implementação da oferta de serviços.

Borini esclarece que as UPAs Norte e Sul estão em seu limite de capacidade de atendimento. Para isso, o presidente reitera que é necessário a colaboração de toda população para seguir as medidas de prevenções recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Tais como: evitar aglomeração, manter o distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos e sair de casa somente quando necessário.

A Semus também destaca que todos os pacientes atualmente internados em Palmas estão devidamente assistidos com medicamentos e oxigenação e todo tratamento necessário para manutenção de suas vidas. “Em Palmas, os pacientes estão ficando até três dias nos leitos de estabilização das UPAs, quando a recomendação médica é de que pacientes em leitos de estabilização permaneçam, no máximo, 24 horas nesses leitos”, enfatizou Borini.

A Secretaria Municipal da Saúde reitera que a Prefeitura de Palmas está em negociação junto à rede privada hospitalar para credenciar novos leitos clínicos e de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, o órgão está em tratativa com a empresa fornecedora de oxigênio das UPAs para ampliar a capacidade de oferta nas referidas unidades.

Atendimento

Atualmente Palmas conta com oito unidades sentinelas para atender exclusivamente pacientes com Covid-19. Duas deles em funcionamento nos finais de semana. São as Unidades de Saúde da Família (USF) da Arno 61 (503 Norte) e Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I.

Já de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, além das duas acima citadas, também funcionam como unidade sentinela para Covid-19 a USF Arne 53 (406 Norte), a USF 403 Sul (Arso 41), a USF 712 Sul (ASR-SE 75), a USF 1304 Sul (Arse 131) e a USF José Lúcio, no setor Lago Sul. A USF 1.004 Sul (Arse 101) também funciona de segunda a sexta-feira, porém das 7 às 21 horas. As unidades sentinelas são a porta de entrada para pacientes que apresentem síndrome gripal, de modo que a orientação é de que os casos moderados e graves sejam atendidos nas UPAs.

Para diminuir demanda por atendimentos nas UPAs da Capital, a USF Taquari e a USF Walter Morato, em Taquaruçu, também abrem aos fins de semana, das 7 às 19 horas, para atender demandas espontâneas gerais, incluindo quadros respiratórios.

Dúvidas

Para esclarecer dúvidas sobre sintomas, sobre como e onde obter atendimento ou realizar testes de Covid-19 na Capital, basta entrar em contato pelo DisqueZap Coronavírus Palmas pelos telefones (63)3218-5643 ou 3218-5458 das 7 às 19 horas, por mensagem de Whatsapp (todos os dias) ou por ligação de segunda a sexta-feira. (Secom Palmas