Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A eleição para presidentes de bairro de Araguaína organizada pelo CCABA (Conselho Consultivo das Associações de Bairros de Araguaína) foi adiada novamente por tempo indeterminado. De acordo com a comissão eleitoral, a votação que deveria ser realizada no próximo domingo, 21, teve que ser suspensa temporariamente por conta da situação de pandemia em que se encontra a cidade.

De acordo com a presidente do CCABA, Josirene da Silva Lima, a decisão foi tomada com base no Decreto Municipal nº 019/2021 que foi publicado no Diário Oficial do Município nº 2.265 desta semana, proibindo aglomeração de pessoas em locais públicos e privados de Araguaína.

“A data de votação já havia sido adiada anteriormente e enviamos uma nota à comunidade avisando da possibilidade de um novo adiamento por conta da pandemia. É importante que a população entenda que estamos em uma situação atípica e devemos antes de tudo prezar pela segurança e saúde da comunidade”, disse a presidente Josirene Lima.

Até que o processo eleitoral seja finalizado, o conselho decidiu manter os presidentes atuais, que irão responder pelos seus respectivos bairros até que os novos presidentes assumam. A comissão eleitoral também está estudando uma forma de nomear e empossar por meio de portaria, os representantes dos 41 bairros que apresentaram chapa única. Já os bairros com mais de uma chapa registrada, deverão aguardar a nova data de votação que será definida de acordo com redução no número de casos de Covid-19.

Presidência de bairro

Mais de 100 associações de bairro estão cadastradas para o processo de escolha dos representantes dos setores de Araguaína. Candidatos de 54 bairros da cidade se registraram durante o período de inscrição, que foi encerrado no mês de fevereiro.

Além do presidente e vice, a chapa precisa ser composta por dois secretários, dois tesoureiros, suplente de diretoria, conselho fiscal e suplentes do conselho fiscal, que irão assumir o trabalho da associação por um período de 4 anos. Entre os papéis das associações de bairro está a representação dos moradores junto ao poder público diante das necessidades do bairro.

Eleições

As eleições são organizadas pelo CCABA, por meio de comissões. Os locais de votação serão escolas, colégios, igrejas, centros comunitários ou outros lugares credenciados pelo CCABA. Caso algum cidadão queira tirar suas dúvidas sobre o processo eletivo, basta procurar os representantes do CCABA pelos telefones.