Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação/ Polícia Civil do Tocantins

Com o objetivo de se fazer cumprir o Decreto Estadual  n° 6.230, de 12 de março de 2021, as forças de segurança públicas, compostas pela Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, realizaram nessa sexta-feira, 19, diversas ações em municípios do interior do Estado. As ações de orientação e fiscalização foram realizadas em apoio aos órgãos de saúde e sanitários em um esforço conjunto para conter a incidência de contaminação pela Covid-19.

Conforme informações da diretora de Polícia do Interior da Polícia Civil do Tocantins, delegada Melicia Resende Rocha Ganzaroli de Ávila, as forças de segurança realizaram ações em Conceição do Tocantins,  Paraíso do Tocantins, Araguatins, Gurupi, Araguaína e Lagoa da Confusão, entre outros.

Em Conceição do Tocantins, as forças de segurança e a Secretaria de Saúde Municipal e Vigilância Sanitária percorreram com um carro de som as ruas e bairros  do município e reforçaram junto à população a extrema necessidade do cumprimento ao Decreto n° 6.230. Foi orientado aos moradores que evitem aglomerações e mantenham o distanciamento social. Os comerciantes também foram orientados, mas não houve autuações.

Em Paraíso e Lagoa da Confusão, a força-tarefa atendeu a ocorrências de menor potencial ofensivo que resultaram no lavramento de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).

Decreto

O Decreto Estadual n° 6.230 determina mais rigor nas medidas de fiscalização e alinha ações para enfrentamento da pandemia do novo cororonavírus. Ele instituiu a Operação “Tolerância Zero”, que foi instituída pelo Governo Estadual, cujo objetivo é intensificar as fiscalizações para evitar aglomerações, observar o cumprimento do distanciamento social e também conscientizar a população sobre a necessidade de contribuir com o Poder Público para que a Covid-19 não faça mais vítimas no Estado.

As ações de fiscalização da força-tarefa "Tolerância Zero" são coordenadas pelas  equipes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Militar do Tocantins, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).