Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A Equipe D de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou uma operação para coibir a pesca durante o período de piracema, que foi prorrogado até o próximo dia 30 deste mês. A operação aconteceu no último final de semana, quando os fiscais percorreram os principais trechos do rio dentro dos municípios de Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Lajeado e Miracema.

Durante a operação, a equipe também fez abordagens em veículos, orientando as pessoas sobre a importância de se respeitar o período da piracema, associado à reprodução dos peixes. Foram retirados das águas 1,2 mil metros de redes de pesca de malhas variadas. Como as redes são colocadas como “armadilhas” para os peixes, para serem retiradas posteriormente, não houve flagrante e nenhum auto de infração foi lavrado.

O gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, alerta que operações de fiscalização continuarão sendo realizadas até o final deste mês, inclusive com ações integradas com outros órgãos, visando evitar a prática da pesca durante a piracema e garantindo a observância do período de defeso.

“O período de defeso é uma medida necessária, cujo objetivo é a proteção dos fenômenos migratórios, relacionados à desova e à reprodução dos peixes, por isso é tão importante que a população não pesque e também denuncie qualquer atividade de pesca até o final deste mês”, reforça Cândido.

Piracema

A piracema ou defeso tem início em 1º de novembro e, normalmente, se estende até o último dia de fevereiro. Entretanto, neste ano foi prorrogada até 30 de março por causa da estiagem do ano passado na região da bacia Amazônica e pelo baixo índice de chuvas, que alteraram o ciclo reprodutivo das espécies e acabaram adiando o início da piracema. Com isso, o prazo estabelecido para o defeso não foi suficiente para garantir o repovoamento dos rios. Com a prorrogação, as ações de fiscalização do Naturatins e os órgãos parceiros no combate aos crimes ambientais continuarão sendo realizadas para coibir qualquer violação à proibição.

Linha Verde

Qualquer cidadão pode fazer denúncias de crimes ambientais de forma anônima e gratuita utilizando os canais do Naturatins. Basta acessar o site naturatins.to.gov.br  e clicar em Linha Verde ou também entrar em contato via telefone. O sigilo do denunciante é garantido, mas é necessário que seja fornecida a localização e o tipo de ocorrência.