Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

A rede municipal de saúde da Capital fornece uma ampla cobertura de medicamentos gratuitos para assistir a população, entre eles, é possível obter a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP). O medicamento é uma das medidas de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Segundo o enfermeiro e coordenador da área técnica de doenças infectocontagiosas, Eduardo Silva Moura, o uso do medicamento reduz o risco de adquirir as infecções transmissíveis citadas, devendo ser utilizado após uma situação de risco de contágio. “Quando uma pessoa tem relação sexual desprotegida ou rompimento do preservativo é importante que ela procure atendimento na rede, mas também é importante lembrar que a camisinha deve ser usada em toda e qualquer relação sexual”.

O enfermeiro também explica que não só relações sexuais podem ser caracterizadas como um risco de contaminação. “Existem os perigos em um acidente ocupacional para o trabalhador da saúde, por exemplo, contato com possíveis materiais contaminados perfurocortantes ou contato direto com material biológico”.

Eduardo conta que em casos de violência sexual os pacientes são amparados pela medicação, em uma das formas de atendimento e segurança da rede dada à situação.

A área técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) elucida que, entre outras medidas, a rede de saúde possui serviços preventivos combinados como testagem regular, tratamento das infecções existentes, imunização para as hepatites A e B, profilaxia pré-exposição (PrEP) e prevenção de transmissão vertical (quando o vírus pode ser transmitido para o bebê durante a gravidez).

Para informações detalhadas sobre os serviços da rede, o usuário pode procurar sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. (Secom Palmas)