Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Nesta quinta-feira, 25 de março, a Arquidiocese de Palmas, através do Arcebispo, Dom Pedro Brito Guimarães, lançará, às 18h30, na Catedral, o Projeto Arquidiocesano de Energia Fotovoltaica.

A iniciativa, segundo informação da arquidiocese, é uma ação do Jubileu de 25 anos da criação e instalação da Arquidiocese de Palmas.

As estações de captação da energia solar estão implantadas em seis paróquias que compõem a arquidiocese, onde foram instalados 700 painéis solares, que vão gerar em média 37.000 KWh/mês de energia. O excedente do que for gerado será distribuído entre outras unidades consumidoras. 

A arquidiocese informa que a iniciativa vai gerar uma economia de R$ 34.700,00 por mês no orçamento.

Segundo Dom Pedro Brito, trata-se de um projeto de grande impacto social, econômico e ecológico, pois é um sistema de energia renovável e limpa, que diminui a emissão de gás carbônico na atmosfera e evita o desmatamento e utiliza o que temos de mais precioso e abundante: a luz do sol.
Durante a reunião do Conselho Permanente da CNBB, dom Pedro compartilhou com os bispos, padres e assessores esta iniciativa e foi bem acolhida.