Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Para dar cumprimento a vários mandados de busca e apreensão em residências de indivíduos suspeitos de atuar na prática de crimes, sobretudo, o tráfico de drogas, na cidade de Miranorte, forças de segurança pública deflagraram no início da manhã desta sexta-feira, 26, operação policial que resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de várias porções de drogas, armas de fogo, dinheiro em espécie, além de objetos de origem ilícita, e anotações sobre o comércio de drogas.

 Os presos foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de armas de fogo.

Coordenada pelo delegado-chefe da 66ª Delegacia de Miranorte, Pedro Henrique Félix Bernardes, a operação foi executada por policiais civis e militares. As ações ocorreram simultaneamente. Pela Polícia Civil, a operação contou com o efetivo policial civil da 66ª Delegacia de Miranorte e também da 67ª, 68ª Delegacias de Miracema do Tocantins, sob a coordenação dos delegados Clecyws Antônio de Castro Alves, e Heliomar dos Santos Silva. 

 Da parte da Polícia Militar, a participação foi efetivada por meio do Grupo de Operações com Cães (GOC), de Palmas, coordenados pelo major Bruno e pelo tenente Átila; e também do efetivo da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ª CIPM), de Miracema.

Segundo o delegado Pedro Henrique, as investigações que deram origem à operação foram iniciadas há alguns meses, quando os policiais civis da 66ª DP passaram a monitorar alguns imóveis onde havia suspeitas de que atividades ilícitas, como o tráfico de drogas poderiam estar ocorrendo.

“Através das investigações foi possível verificar que as referidas residências estariam servindo de base para o cometimento de crimes e estariam sendo ocupadas por indivíduos suspeitos de integrar facções criminosas que atuam em todo o Brasil e também no Tocantins”, disse o delegado.

Com o resultado dos monitoramentos e investigações, o delegado representou junto ao Poder Judiciário por mandados de buscas a serem cumpridos em oito residências. Com o deferimento dos pleitos pelo Juiz da Vara Criminal de Miranorte, a ação foi realizada logo nas primeiras horas da manhã de hoje, quando os policiais realizaram incursões simultâneas nas casas dos alvos.

Como resultado das buscas, os agentes encontraram e apreenderam nas residências dos investigados várias porções de maconha e cocaína, já embaladas e prontas para a venda, um revólver, de fabricação artesanal, calibre 22, uma carabina, calibre 20, apetrechos para embalar drogas, dezenas de relógios, vários aparelhos celulares, uma guitarra, uma máquina de solda, baterias para veículos, dezenas de bijuterias, um aparelho televisor, cerca de R$ 1.400 em espécie, munições intactas, além de outros produtos de origem não comprovada.

Os produtos e objetos apreendidos estavam em poder de quatro indivíduos, sendo três homens, de 48, 24 e 39 anos, e uma mulher de 31 anos de idade, os quais foram conduzidos a Central de Atendimento da Polícia Civil em Miracema do Tocantins, onde foram autuados pelo crime de tráfico de drogas. Na oportunidade, os indivíduos de 48 e 24 anos também foram autuados por posse ilegal de arma de fogo e receptação.

Logo após a realização das providências legais cabíveis, os presos foram recolhidos à Cadeia Pública de Miranorte, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário. Para o delegado Pedro Henrique, a ação integrada das forças de segurança obteve um grande êxito, pois além dos cumprimentos aos mandados de busca e apreensão, também foi possível efetuar as prisões de vários indivíduos com envolvimento com tráfico de drogas, além de outros crimes.

“A atuação conjunta das Polícias Civil e Militar nessa data trouxe resultados expressivos para a sociedade de Miranorte, já que foi possível apreender inúmeras porções de drogas, armas de fogo, além de dinheiro proveniente do tráfico de drogas, e diversos produtos de origem ilícita e que podem ter sido furtados ou roubados e depois trocados por drogas”, ressalta a autoridade policial.

Além dos resultados obtidos, o delegado enaltece a ação conjunta e pondera que a união e a integração entre as polícias têm rendido muitos frutos e trazido mais sensação de segurança a todos os cidadãos do Tocantins. “Por meio da integração entres as forças de segurança, foi possível realizar mais essa grande operação policial, cujos resultados excederam as expectativas inicialmente propostas”, disse o delegado.