Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras-TO) participou nessa quinta-feira, 25, da primeira reunião da Câmara Técnica de Revisão do Plano de Carreira do Servidor do Quadro da Saúde para definir o cronograma dos trabalhos.

Na ocasião os membros do governo apresentaram sugestões de alterações técnicas na parte jurídica e no teor dos textos da lei 2670/2012 do PCCR. Em contrapartida o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, pontuou que não é hora de fazer alteração no Plano de Carreira dos servidores da saúde devido a pandemia e porque não ver razão para alterações no documento.

“Neste momento não é importante fazer nenhuma revisão no plano de carreira. Estamos numa pandemia, por medida de proteção não tem como reunir com os servidores para discutir as propostas de alterações e sem eles não tem como o sindicato avançar nas discussões”, disse Miranda. O presidente do Sintras ainda acrescentou: “nosso plano já foi reformulado em 2012 e ainda não tem necessidade de reformulação ampla neste momento. O plano já foi revisado e enxugado em 2012 para reduzir gastos na folha. E está até o momento atendendo muito bem a categoria”.

Manoel Miranda ponderou que os trabalhos de conclusão de alteração só poderão ser conclusos após o sindicato reunir com a categoria em momento oportuno. Também participaram da reunião representantes dos sindicatos dos médicos e do sindicato dos Cirurgiões Dentistas.

Câmara temática

Partindo do Decreto 5.997, de 26 de setembro de 2019, no qual o Governo do Estado notifica as entidades sindicais para composição das Câmaras Técnicas, e atendendo o ofício circular/secad/nº 92/2020/GASEC, sindicatos da saúde oficializaram em 1 de dezembro do ano passado os nomes dos representantes dos servidores para compor a Câmara Técnica de Revisão do Plano de Carreira do Servidor do Quadro da Saúde regido pela Lei 2.670/2012.

Foram definidos o presidente do Sintras-TO, Manoel Pereira de Miranda, a presidente do Simed-TO, Janice Painkow e o presidente do Sicideto, Ricardo Martinez Camolesi com os suplentes Renato Soares Pires Melo (Sindifato), Altamir Perpétuo Socorro (SETO) E Sandro Bernardino Ribeiro de Abreu Adrian (Sinfito).

Com base na Lei 3.462/2019, que suspendeu as progressões dos servidores públicos do Poder Executivo, através da câmara técnica e observando o artigo 4º da referida Lei será elaborado Plano de Despesa com Pessoal e alteração no plano de cargos, carreira e remuneração para provimento de servidores públicos.