Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raíza Milhomem

Foto: Raíza Milhomem

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para o grupo de pessoas a partir dos 70 anos teve início neste sábado, 27, em 15 pontos distribuídos na Capital. São disponibilizadas 6.620 doses, o suficiente para atender 100% desse público na Capital. Somente no período da manhã, conforme balanço parcial dos postos de vacinação, 43,11% da meta de imunização do público acima de 70 anos foram alcançados. Mais de 1.610 pessoas compareceram ao chamado da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) para receber a primeira dose da CoronaVac neste sábado.

Desde o início da imunização, em janeiro, esta é a primeira ação descentralizada em vários postos de saúde simultaneamente, o que gerou alguns transtornos, como filas que começaram a ser formadas ainda de madrugada em algumas unidades. Mas logo que a vacinação começou no horário marcado, às 8 horas, o atendimento transcorreu dentro da normalidade e a ação segue tranquila nos locais de imunização.

A diretora de Vigilância em Saúde, Marta Malheiros, destaca que no início da manhã muitos idosos foram neste primeiro momento para receber a vacina, porém, com 1h30 após o início da vacinação, a movimentação nos postos estava totalmente tranquila e sem nenhum tumulto. “As pessoas não precisam ficar ansiosas e correrem para se vacinar nas primeiras horas do dia. Temos vacina para todos os públicos anunciados e vamos disponibilizar as doses até às 17 horas de hoje. Além do mais, na próxima terça-feira, 30, haverá drive thru para esses idosos, portanto, haverá oportunidade e doses suficientes para todos deste público convocado pela Semus.”

Drive thru

A Secretaria Municipal da Saúde reitera, mais uma vez, que na próxima terça-feira haverá vacinação também para os idosos acima de 70 anos, através do sistema drive thru. As doses serão ofertadas, das 8 às 17 horas, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e Ginásio Ayrton Senna.

Para receber a vacina, é necessário ter em mãos documento pessoal com foto, cartão de vacina e cartão do SUS. Caso não possua o cartão do SUS, o cidadão pode comparecer ao local com o CPF.

Confira os locais de vacinação: 

PÚBLICO

DOSE (D)

DIA

LOCAL

HORÁRIO

Idosos de 70 a 78 anos (1° DIA)

D2 Profissionais de Saúde

D1

27/03

REGIÃO CENTRAL

USF Arso 23 (207 S)

USF Arse 122 (1.206 S)

USF Deise de Fátima na Arse 13 (108 Sul) – drive thru;

Colégio Tiradentes, na Arse 82 (806 Sul) – drive thru;

REGIÃO NORTE

USF Arne 64 (508 N)

USF Arno 71 (603N)

USF Arno 41 (403N)

USF Arno 33 (307N)

REGIÃO SUL

USF Liberdade – Jardim Aureny III

USF Morada do Sol

USF Santa Fé

Cras Taquari

USF Taquaruçu Grande

DISTRITOS

Escola Municipal Crispim Pereira Alencar - Taquaruçu;

USF de Buritirana

08 às 17h

Idosos de 70 a 74 anos (2° DIA)

D1

30/03

- Drive Thru Espaço Cultural José Gomes Sobrinho / Ginásio Ayrton Senna

08 às 17h

(Secom Palmas)