Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

No intuito de fiscalizar o cumprimento de decretos municipais e, principalmente, do decreto estadual nº 6.230, de 12 de março de 2021, que torna mais rígida as normas de enfrentamento ao novo coronavírus, as Forças de Segurança Pública do Estado do Tocantins se fizeram presente em mais uma ação de enfrentamento a pandemia, na noite deste último sábado, 27, na cidade de Guaraí.

Integrantes da Polícia Civil, por meio da 5ª Delegacia Regional de Guaraí, Polícia Militar, Bombeiro Militar e Detran se uniram mais uma vez em apoio aos fiscais da Vigilância Sanitária da cidade de Guaraí para a realização de mais uma etapa da operação “Tolerância Zero”, que aumenta as restrições visando a erradicação da Covid-19.

Coordenada pelo delegado Bernardo José da Rocha Pinto, a ação integrada teve início às 19h e foi encerrada às 23h. Nesse período, os policiais, bombeiros e fiscais percorreram praticamente todos os bairros e setores, além do centro do município de Guaraí, com o objetivo de verificar “in loco”, o cumprimento das novas medidas dispostas no decreto estadual no sentido de conter o avanço da Covid-19, no Estado do Tocantins.

Durante os trabalhos, os integrantes da força-tarefa esclareceram todos os pontos do decreto nº 6.230, e conscientizaram residentes e comerciantes a respeito da necessidade de ser cumprir as novas normas em um esforço coletivo para impedir que mais tocantinenses sejam contaminados pelo novo coronavírus.

Saldo Positivo

Com exceção de uma ocorrência de resistência, às ações da força-tarefa transcorreram dentro da normalidade, uma vez que os membros das forças de segurança e fiscais da Vigilância Sanitária orientaram dezenas de pessoas em pontos diversos da cidade para que não promovam aglomerações e mantenham o distanciamento social. A força-tarefa também reforçou o apelo aos moradores da cidade para que mantenham o uso das máscaras de proteção facial, façam o uso constante de álcool gel para desinfetar as mãos e só saiam de suas residências em caso de extrema necessidade. 

O delegado Bernardo José afirma que o resultado da operação foi satisfatório, mas alerta que é de suma importância que cada cidadão continue fazendo a sua parte para que a pandemia do novo coronavírus seja vencida.

“A atuação conjunta das forças de segurança pública tem se mostrado de fundamental importância para o cumprimento dos decretos municipais e o decreto estadual de contenção da Covid 19. Devemos ter em mente que a pandemia ainda está em uma fase crítica. Pedimos à população um pouco mais de paciência. Logo voltaremos à normalidade”, ressalta a autoridade policial.

Força-Tarefa

As ações de fiscalização da força-tarefa "Tolerância Zero" são coordenadas pelas  equipes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Militar do Tocantins, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).