Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação/CBMTO

Desde o começo deste mês, centenas de bombeiros militares já se revezaram nas escalas de trabalho para executar a sanitização nos locais de grande fluxo de pessoas nas cidades onde há as unidades do Corpo de Bombeiros Militar.

As atividades são encabeçadas pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com a aplicação de um agente químico que leva água e hipoclorito de sódio. O produto é aspergido em locais públicos, como feiras livres, marquises de comércios nos centros das cidades, calçadas de bancos, de praças, de igrejas, hospitais, e outras instalações.

A intensificação desse trabalho foi determinada pelo governador Mauro Carlesse ao CBMTO, e Defesa Civil Estadual.

“Desde o ano passado, essas aplicações já vinham ocorrendo, mas dia 5 de março foram intensificadas, visando garantir à população maior bem-estar e segurança contra a pandemia do novo coronavírus”, destacou o coronel Reginaldo Leandro da Silva, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil.

Inicialmente, as ações alcançam as cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Gurupi, Dianópolis, Colinas Tocantins, Araguaína e Araguatins.

“Mas à medida em que outras cidades tiverem necessidade e nos solicitar, lá estaremos para ajudar com esse reforço no combate à pandemia”, completou o comandante.

A sanitização é diária, empregando homens e diversas viaturas e equipamentos. Centenas de litros de produtos já foram aplicados. “Nesse momento, toda ação de enfretamento à pandemia é salutar”, afirmou o major Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil Estadual.

Esse trabalho visa eliminar bactérias, fungos, protozoários e vírus, e assim proteger os moradores de intercorrências sazonais e fragilidades que podem comprometer a saúde e dificultar o combate à covid.

“Mas vale destacar que essa é uma ação secundária, já que a principal é o uso de máscara, higienização das mãos, não frequentar locais com grande número de pessoas e se proteger da melhor forma possível”, pontuou o major.