Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação/CBMTO

Foto: Divulgação/CBMTO

Um vazamento de produtos perigosos colocou vidas de pessoas e o meio ambiente em risco em Araguaína nessa segunda-feira, 29. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros militares do 2º Batalhão, na Rua Tomaz Batista, e impediu que alguém se ferisse.

Segundo relataram os militares, o solicitante informou que saía fumaça de dentro da carroceria do caminhão baú e que por isso, uma viatura Auto Bomba Tanque, própria para combate a incêndio, foi enviada ao local e encontrou um caminhão já com as portas traseiras abertas.

Dentro do baú foram constatados vários tambores cheios com um produto identificado como Peróxido de Hidrogênio, com classificação de Risco 5.1. Os bombeiros precisaram usar equipamentos especiais de segurança para a tentativa de remoção das embalagens, mas houve reação química e o produto começou a liberar muita fumaça. A equipe recuou.

Outra estratégia precisou ser adotada, com a utilização de jato de água neblinada para resfriar o produto e diminuir os vapores liberados.

O caminhão com Peróxido de Hidrogênio estava parado e o produto derramado caia em solo arenoso e seguia o curso em erosões.

Os bombeiros militares constataram também que o caminhão não tinha identificação especial, como os painéis de segurança e rótulos que identificam o grau de risco, conforme estabelece a norma NBR 7500, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O motorista tinha a ficha de emergência.

O comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar e coordenador Regional da Defesa Civil Estadual, major Clóvis Eduardo Fernandes Carneiro, e representantes da Defesa Civil Municipal, secretaria municipal de Meio Ambiente, Polícia Civil e Polícia Científica, estiveram no local.

O motorista foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.