Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína divulgou esta semana o relatório com os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde que apresenta o número de casos de Covid-19 em todo o País desde o início da pandemia, no ano passado. De acordo com a tabela que traz o total de casos e o número de mortes por Covid-19, Araguaína apresentou um baixo índice de letalidade da doença em relação ao número de pessoas infectadas, com 1,26%.

O médico Vinicius Menezes, que é gestor de assistência e qualidade do ISAC (Instituto Saúde e Cidadania), responsável pela gestão do Hospital de Campanha de Araguaína, explica que o índice é calculado com base nos 22.972 casos registrados na cidade até o dia 20 de março de 2021, em comparação ao número de mortes, que até a data chegaram a 290.

“A baixa letalidade reflete a qualidade da assistência médica como um todo, ou seja, o tratamento que é oferecido em todas as fases, desde casos simples que são acompanhados nas unidades básicas e periodicamente pelo telecovid, até pacientes graves, que são recebidos no Hospital Municipal de Campanha com os leitos clínicos e de UTI. Essa assistência garante maiores chances de recuperação e menor número de mortes”, explicou o médico Vinícius Menezes.

Letalidade no Tocantins

O relatório também mostra o índice de letalidade entre os estados brasileiros, no qual o Tocantins aparece com 1,36%, o terceiro com menor índice do País e ainda assim apresentando um índice geral superior aos números de Araguaína.

Na última segunda-feira, 29, o prefeito de Araguaína assinou um novo decreto estabelecendo medidas mais restritivas para o controle da covid-19 em Araguaína. A decisão foi tomada com base no aumento significativo de casos positivos da doença em Araguaína e da taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTIs.

Mais atendimento

Desde o último dia 22, Araguaína conta com mais uma unidade básica referência para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de covid-19. A Unidade Básica de Saúde Dr. Raimundo Gomes Marinho fica no Setor Maracanã.

A população de Araguaína também pode buscar atendimento em caso de suspeita de covid nas unidades Albeny Soares (Setor Couto) e José de Sousa Rezende (Setor Alto Bonito). O Hospital Municipal de Campanha localizado no Jardim das Flores continua atendendo casos de urgência e emergência.