As ações integradas de fiscalização e prevenção a pandemia do novo coronavírus continuam sendo realizadas pelas forças de segurança em todas as regiões do Estado do Tocantins. O esforço conjunto faz parte da operação Tolerância Zero, decretada pelo Governo do Estado e que almeja reduzir a contaminação de pessoas pela Covid-19.
Dessa maneira, na noite desta quinta-feira, 1º de abril, véspera de feriado nacional, integrantes da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Cidadania e Justiça, saíram às ruas das cidades de Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins e também Dianópolis para auxiliar os agentes das vigilâncias sanitárias municipais em suas ações de fiscalização e para fazerem valer o cumprimento do decreto estadual nº 6.230, que torna mais rígidas às medidas decretadas para a contenção da Covid-19.
Contando com um grande efetivo das forças de segurança, a operação “Tolerância Zero foi deflagrada no início da noite de quinta-feira nas cidades acima mencionadas, quando dezenas de integrantes da PM, PC, BM e Seciju saíram em comboio e percorreram ruas e avenidas de todas as regiões de Araguaína, Gurupi, Paraíso e Dianópolis, onde foram observadas se as medidas sanitárias de prevenção estavam sendo cumpridas.
Durante mais de quatro horas, os policiais, bombeiros e agentes, orientaram e conscientizaram inúmeras pessoas quanto a importância de se observar as medidas contidas no decreto nº 6.230. Em várias ocasiões, durante as abordagens, os profissionais explicaram aos cidadãos a necessidade de se evitar aglomerações, manter o distanciamento social, utilizar corretamente a máscara de proteção facial e, somente sair de casa em casos extremos e de grande necessidade.
As ações da operação Tolerância Zero foram encerradas já próximo à meia-noite e tiveram um saldo positivo. Em todas as cidades, a operação transcorreu dentro da normalidade e não foram registradas ocorrências de descumprimento ao decreto estadual. Além disso, centenas de pessoas foram devidamente orientadas e conscientizadas a adotarem e reforçarem as regras de distanciamento social e evitar aglomerações para frear os casos de contaminação pelo novo coronavírus.
Novas ações conjuntas das forças de segurança estão sendo planejadas e irão ocorrer nos próximos dias em vários outros municípios do Estado.