Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ter uma empresa habilitada no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) significa equivalência federal para comercialização dos produtos de origem animal em todo território nacional. Nessa segunda-feira, 5, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), habilitou a Mix Alimentos, em Palmas, após o cumprimento de todas as exigências. Com isso, o Estado conta atualmente com oito empresas habilitadas neste sistema.

De acordo com o presidente da Adapec, Paulo Lima, é uma grande conquista para o desenvolvimento do Estado, visto que o país passa por um processo desafiador, que é a pandemia. “Falar de crescimento num momento em que a retração é preocupante, nos dá otimismo para continuarmos executando nosso trabalho e incentivando as empresas a acreditarem no seu potencial”, destaca.

O empresário, Claudio Nesellu, disse que a transição do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) para o SISBI foi tranquila, já que a indústria precisou fazer pequenas adequações estruturais e documentais para finalizar o processo. “É uma grande vitória abrirmos fronteiras e atendermos outros mercados, ainda mais para uma empresa de pequeno porte como a minha. Conseguimos cumprir os padrões de qualidade e vamos aumentar a diversificação de produtos ofertados para vários estados”, ressalta.

A empresa é uma unidade de beneficiamento de carnes e derivados, bem como realiza o fracionamento de presunto, apresuntado, linguiças, bacon e queijo mussarela. A perspectiva é diversificar a produção com mortadela, lombo, entre outros, para atender o comércio.

O gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio Caminha, explica que os interessados em aderir ao sistema devem procurar a Agência, passar por auditorias orientativas e cumprir as exigências previstas nas legislações. “É possível o pequeno empreendedor expandir a sua comercialização, estamos à disposição para sanar dúvidas e colaborar no processo”, disse, acrescentando que a Adapec acompanha os estabelecimentos registrados no SIE e SISBI de forma rotineira para assegurar a qualidade dos produtos.

SISBI

O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados), para garantir a inocuidade e segurança alimentar.