Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira

O prazo para participar da 2ª edição da pesquisa ‘Juventudes e a Pandemia do Coronavírus’, apoiada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), foi prorrogado até quinta-feira, 15 de abril. A coleta de dados, realizada pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), teve início no dia 26 de março. Até agora já foram registradas 36 mil respostas completas e mais de 50 mil acessos na plataforma.       

A pesquisa tem como objetivo entender os impactos do contexto atual na vida de jovens e criar uma base sólida de evidências para apoiar a atuação de tomadores de decisão, das esferas pública e privada, diante dos desafios impostos pela pandemia do coronavírus. São convocados a participarem da pesquisa jovens que tenham idade entre 15 e 29 anos.

Para participar é só acessar o link: bit.ly/juventudesepandemia2. A proposta é que os participantes falem como tem sido sua experiência, abordando questões sobre saúde, educação, trabalho, renda e expectativas para o futuro. “A convocação continua, pois, quanto maior número de questionários respondidos maiores serão as evidências para construção de políticas públicas que contemple o nosso público alvo: os jovens”, destacou o diretor de Políticas para Juventude, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Pedro Reis.

Em junho de 2020, para entender os efeitos da pandemia e isolamento social na vida das juventudes, foi lançado o relatório da pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus. Mais de 33 mil jovens responderam à pesquisa. Nesta segunda edição esse número já foi superado e a divulgação da análise dos novos dados está prevista para ocorrer no segundo semestre deste ano.

Realização

Idealizada pelo Conselho Nacional da Juventude, a pesquisa conta com o apoio do Governo do Tocantins e a correalização da rede Em Movimento, Fundação Roberto Marinho, Mapa Educação, Porvir Inovações em Educação, Rede Conhecimento Social, Unesco e Visão Mundial, visando contribuir com evidências para que sejam feitos os investimentos certos, no momento certo, para ativar o potencial desta geração.