Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Carlessandro Sousa

Foto: Carlessandro Sousa

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Tocantins apresentou a 6ª menor taxa de desocupação do País e a menor da região Norte e Nordeste no último trimestre de 2020. O percentual no Estado é de 10,5% o que corresponde em média a 75 mil pessoas.

Para o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Araújo, os números são resultado de uma soma de esforços do Governo do Estado para tentar minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus no Tocantins. “Infelizmente o cenário mundial não é favorável a geração de empregos e renda, mas o Governo Estadual buscou liberar os incentivos fiscais e outras medidas mitigadoras que levaram a um aquecimento de setores como comércio atacadista e a construção civil, grandes responsáveis pela empregabilidade em 2020”, explica o gestor.

Ao comparar o quarto trimestre de 2020 com o trimestre anterior percebe-se que 52 mil pessoas saíram da fila dos desocupados, um recuo de 6,48% na taxa de desocupação nesse período. Segundo o gerente de Planejamento e Monitoramento, Rairivaldo Novaes, outros fatores que contribuem para os dados: “O nível de ocupação entre aqueles que tem idade para o trabalho no Tocantins é maior que os que estão desocupados, mas acredito que o principal fator para esse desempenho é a força do empresariado tocantinense aliada a vontade de trabalhar de nosso povo frente a tantos desafios enfrentados em 2020”. Ressalta o gerente.

O Governo do Estado ofereceu suporte aos trabalhadores desempregados e em busca de emprego por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine). Durante a pandemia o Sine criou novos canais de comunicação com a população no intuito de minimizar riscos de contágio sem deixar de atender as demandas por seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho e encaminhamento às vagas de emprego.

Em todo o Estado o atendimento está acontecendo de forma remota pelos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, por telefone, WhatsApp e E-mail. Conforme relatórios do Sistema, em 2020 foram realizados mais de 100 mil atendimentos que resultaram em 16.098 encaminhamento de trabalhadores a vagas de emprego e 1.616 colocações dos mesmos no mercado de trabalho. Para Rairivaldo Novaes os números são menores que no ano anterior, mas mostram o esforço do Governo para continuar apoiando os trabalhadores mesmo em meio a pandemia.

Vagas disponíveis no Sine

A gerente das unidades do Sine, Meire Bezerra, chama a atenção dos trabalhadores para as mais de 300 vagas diárias disponíveis no painel do Sine: “As vagas continuam surgindo e os trabalhadores interessados podem buscar as vagas por meio de aplicativo, WhatsApp e e-mail”, declara a gerente.

Os trabalhadores interessados em concorrer às vagas podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil

Outro meio de acessar o serviço é pelos seguintes e-mails e números de WhatsApp. Em Palmas, o e-mail é o: vagasinepalmas@gmail.com; em Paraíso, pelo e-mail: vagasineparaiso@gmail.com; e em Gurupi, pelo sinegurupivagas@hotmail.com

Nas mensagens enviadas a esses contatos devem conter nome completo do interessado, número do CPF e nome da mãe.

Nas demais unidades do Sine o contato só pode ser feito por telefone convencional os números podem ser acessados no site da Setas.