Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As estradas vicinais e vias internas do Projeto Polo de Fruticultura Irrigada São João, localizado no município de Porto Nacional, a 25 km de Palmas, passam por manutenção durante esta semana. Os trabalhos realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), devem contribuir para o escoamento da produção agrícola local, que abastece o mercado consumidor de Palmas e até de Goiânia - GO.

Ao todo devem ser recuperados 40 km de estradas vicinais e internas, com a colocação de revestimento primário nos pontos críticos e realização de patrolamento. Uma equipe técnica da Residência Rodoviário de Porto Nacional deu início aos trabalhos no sábado, 2, e a previsão é de que sejam concluídos nesta sexta-feira, 9.  A manutenção vai melhorar o acesso às propriedades e facilitar o escoamento da produção agrícola do perímetro irrigado.

Devido ao constante tráfego de veículos pesados e das chuvas do último período, as estradas apresentavam deterioração, por isso, precisavam de manutenção. De acordo com superintendente de Irrigação da Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), Marcus Carlos Costa Santos, técnicos da pasta fazem o monitoramento da qualidade das vias, com o apoio dos irrigantes. “Após a identificação de pontos críticos, esses trechos são inseridos no cronograma de execução de serviços de recuperação da Ageto”, informa.

A execução dos serviços conta com o apoio da Prefeitura de Porto Nacional e dos irrigantes do projeto. “A cooperação dos irrigantes com o Estado na solução de eventuais problemas, que ocorrem no perímetro de irrigação, é uma atitude necessária e que ocorre no projeto. Quando a solução é partilhada entre os envolvidos, novas ações são sempre mais fáceis de se executar”, complementa o superintendente Marcus Costa.

A secretária da Infraestrutura e presidente da Ageto, Juliana Passarin, reforça a importância da manutenção periódica em rodovias usadas para escoamento de produção agrícola. “Estradas em boas condições de trafegabilidade são importantes para desenvolvimento da agricultura regional. Elas garantem o acesso à insumos e ao escoamento da produção local e, ainda, permitem que a população adquira produtos a custos mais acessíveis”, pontua.

Projeto

O Projeto de Irrigação São João foi iniciado ano de 2001 e compreende uma área de 3.654 hectares com infraestrutura de irrigação que possui a produção de hortifrutigranjeiros e frutas em 326 lotes de pequenos produtores e 37 lotes empresariais.

Os produtos produzidos no local são responsáveis pelo abastecimento de Palmas e região. O potencial de produção do projeto chega a 40 toneladas de alimentos por hectare. Atualmente, cerca de mil hectares possuem cultivo de abacaxi, banana, maracujá, manga, melancia e mandioca.