Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O ar seco está se espalhando pelo centro-sul do Brasil. A redução da umidade já está sendo percebida nos estados da Região Sul, em São Paulo, em parte de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e do Rio De Janeiro, onde a nebulosidade teve grande redução.

Uma frente fria se afasta do litoral da Bahia, mas ainda deixa áreas de instabilidade no leste baiano.

Outras áreas de instabilidade crescem no Norte do Brasil, em parte do Nordeste e também do Centro-Oeste do Brasil por causa da grande disponibilidade de umidade de calor.

Previsão do tempo para sexta-feira, 9

A sexta-feira é com tempo instável, com chuva moderada a forte no litoral da Bahia. Ainda pode chover forte algumas horas na região de Salvador, onde choveu mais de 100 milímetros em poucas horas nesta última quinta-feira, causando alagamentos na cidade.

Períodos de sol e pancadas de chuva estão previstos para o leste norte da Bahia, para os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, para o leste da Paraíba, para o Rio Grande do Norte, para o centro-norte do Ceará e do Piauí e para o estado do Maranhão.

Tem previsão de chuva para as capitais Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina e São Luís.

O tempo fica seco, com predomínio de sol, no sertão da Paraíba e do Ceará, no centro-sul do Piauí e no centro-oeste da Bahia.

Quase todas as áreas da Região Sudeste do Brasil passam esta sexta-feira com bastante sol e sem previsão de chuva. O tempo fica seco nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Há condições para chuva fraca a moderada sobre o Espírito Santo, no norte do estado do Rio de Janeiro e no extremo sul de São Paulo. Mas o sol também aparece nessas áreas. Há condições para formação de nevoeiro ao amanhecer na região da Grande São Paulo e em outras áreas do leste do Estado de São Paulo.

No Sul do Brasil, esta sexta-feira será um dia com bastante sol e pouca nebulosidade em quase toda a Região, mas a fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai pode ter pancadas de chuva com raios. Há condições para chuva fraca a moderada no litoral de Santa Catarina e do Paraná. Sexta-feira com muito sol na grande Porto Alegre e na grande Curitiba.

Para a Região Centro-Oeste do Brasil, a previsão é de sol e tempo seco no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, no leste de Goiás e na região do Distrito Federal. Todas as outras áreas do Centro-Oeste do país vão ter pancadas de chuva e raios nesta sexta-feira, mas com períodos de sol. Há previsão de chuva para as capitais Goiânia, Campo Grande e Cuiabá .

Na Região Norte do Brasil, o tempo instável predomina nesta sexta-feira. Praticamente toda a região continua tendo pancadas de chuva frequentes, mas com alguns períodos de sol. Não deve chover no leste do Tocantins. Há condições para pancadas de chuva nas capitais Palmas, Belém, Macapá, Boa Vista, Rio Branco e Porto Velho.

Alertas meteorológicos para esta sexta-feira

Sexta-feira com alerta para temporais em Roraima, no Amapá, no sul do Amazonas, Acre, Rondônia e no centro-oeste de Mato Grosso.

Atenção para o risco de chuva moderada a forte e com raios no centro-oeste, sul e noroeste de Goiás, no sul, centro-oeste e nordeste de Mato Grosso, no oeste do Tocantins, no norte do Pará, no Amazonas e no norte do Maranhão.

Atenção para chuva moderada e frequente e para ventos moderados no litoral da Bahia.

Estado de atenção para umidade baixa, entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia, no centro-oeste do Rio Grande do Sul, no centro-oeste norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no sertão do Nordeste. (Ascom Climatempo)