Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma frente fria avança pelo mar e durante esta terça-feira, 13 de abril, vai aumentar a nebulosidade e as condições para chuva sobre a Região Sudeste do Brasil.

O ciclone extratropical associado com essa frente fria provoca ventos moderados a fortes na costa do Sul e do Sudeste do país deixando mar agitado.

Áreas de instabilidade continuam crescendo sobre o Norte, do Nordeste do Brasil e do Centro-Oeste provocando pancadas de chuva com raios.

Previsão do tempo para terça-feira, 13

Atenção! O mar fica agitado nesta terça-feira e há risco de ressaca em praias do Sul e do Sudeste do Brasil. Confira o alerta abaixo.

Uma nova massa de ar frio de origem polar avança sobre a Região Sul do Brasil afastando as nuvens carregadas e causando diminuição da temperatura. O sol predomina e o dia amanhece friozinho. Há condições para formação de geada nas áreas mais elevadas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A grande Curitiba e o litoral do Paraná passam o dia com céu nublado, temperatura baixa e garoa. Há condições para pancadas de chuva em alguns locais do norte e do oeste do Paraná.

Na Região Sudeste, apesar da passagem de uma frente fria, a maioria das áreas terá sol e aumento da nebulosidade, mas continua sem chuva.

Algumas pancadas de chuva podem acontecer a partir da tarde no oeste de São Paulo.

Terça-feira chuvosa entre a Baixada Santista e a região da cidade do Rio De Janeiro. Há risco de chuva moderada a forte. A Grande São Paulo e outras áreas no leste do estado de São Paulo ficam com céu nublado e há condições para garoa ao longo do dia. A temperatura fica amena.

A região da Zona da Mata mineira, do Sul de Minas, da Grande Belo Horizonte, de Caratinga e o Espírito Santo podem ter pancadas de chuva com raios a partir da tarde.

Na Região Centro-Oeste do Brasil, o sol aparece na maior parte do dia, mas há condições para pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite. Essas pancadas devem acontecer em pequenas áreas e poderão ser observadas também nas capitais Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília.

Em toda a Região Norte do Brasil, o tempo continua instável nesta terça-feira. A previsão é de mais pancadas de chuva por toda a Região, principalmente à tarde e à noite, mas com períodos de sol. Chove com maior frequência em Roraima, no oeste do Pará e no centro-norte do Amazonas.

Para a Região Nordeste do Brasil, a previsão é de pancadas de chuva e períodos com sol no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e no extremo norte da Bahia. Nas outras áreas da Bahia, o sol predomina ao longo do dia, mas pode chover a partir da tarde no extremo sul da Bahia,

Alertas meteorológicos para esta terça-feira

A Marinha do Brasil alerta para condição de mar agitado no Sul e no Sudeste do Brasil. Há risco de ressaca pela manhã no litoral do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Há previsão de ressaca entre o litoral norte de São Paulo e a região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

Terça-feira com alerta para temporais na região do Grande Rio, no litoral sul fluminense e no litoral norte de São Paulo.

Atenção para o risco de chuva moderada a forte e raios na região dos Lagos, na serra Fluminense, no Vale do Paraíba entre São Paulo e o Rio de Janeiro, na Zona da Mata mineira, e no extremo oeste do estado de São Paulo.

Alerta para temporais no oeste do Pará, em Roraima e no centro-norte e noroeste do Amazonas, incluindo a região das capitais Manaus e Boa Vista.

Atenção para o risco de chuva moderada a forte com raios nas demais áreas do Amazonas e do Pará, no Amapá, no centro-oeste do Acre, no centro norte de Rondônia, no centro-oeste e norte do Tocantins, no Maranhão, no centro-norte do Piauí e no centro-norte do Ceará.