Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Rios

Foto: Fernando Rios

Na manhã desta terça-feira, 13, o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, assinou o termo de cooperação com o Governo do Estado, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar, para a realização de capacitação, treinamento, formação e certificação dos Brigadistas Florestais do município.

A assinatura do documento contou com a presença da secretária Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Patricia Nascimento, titular da pasta responsável pelo trabalho dos brigadistas.

O termo assinado tem como objetivo a cooperação mútua entre as entidades para atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais no âmbito municipal. Com a parceria, os brigadistas do município auxiliarão no trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Militares.

De acordo com a secretária, após esta fase de organização, os brigadistas darão início ao trabalho no município. “Este termo vem consolidar esta parceria. Nesta semana estamos organizando a parte legal de documentação, exames e o mais tardar na segunda-feira, a brigada de incêndio estará pronta para atender na prevenção e atuação dos incêndios florestais no município”, informou Patricia Nascimento.

Uma novidade para este ano, é que os brigadistas utilizarão uniformes e itens de proteção nas cores verde e amarelo. A mudança obedece a orientação da Defesa Civil Estadual, que levou em consideração a padronização dos brigadistas e o destaque desta cor no momento de combate aos incêndios.

Antes da assinatura do termo, aconteceu a publicação do edital para credenciamento dos brigadistas e o credenciamento.