Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Robson Corrêa Miyuki Hyashida é titular da Semarh e coordenadora do Comitê Pró-Animais Miyuki Hyashida é titular da Semarh e coordenadora do Comitê Pró-Animais

Com o objetivo de dar continuidade à elaboração do Plano de Ação para o biênio 2020/2022, membros do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró-Animais) se reuniram nesta quarta-feira, 14, por meio de plataforma virtual, na 11ª Reunião Ordinária, e deliberam sobre o Plano de Ação para duas categorias, sendo elas: Animais de Esporte e Animais de Produção.  

Dentre as propostas incluídas no Plano para a categoria Animais de Esporte está a realização de duas palestras que vão abordar a Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) 1236 de 26/10/2018, que devem acontecer em 2021/2022, além de quatro cursos sobre Responsável Técnico (RT), baseado na mesma resolução, que também devem acontecer até o ano que vem sob a responsabilidade do Conselho Regional de Medicina Veterinária CRMV-TO.

Na Categoria Animais de Produção, serão promovidas duas palestras durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) sobre a Portaria nº 195, de 02 de setembro de 2020, que cria o Programa Estadual de Bem-Estar Animal, no âmbito do Estado do Tocantins, e tem como instituição responsável a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).  

A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e coordenadora do Comitê Pró-Animais, Miyuki Hyashida, participou do encontro e destacou o bom trabalho desempenhado e a importância da visibilidade nas ações. “Esse Plano de Ação vai proporcionar muitos benefícios na área do conhecimento sobre as formas e cuidados que devemos ter com os animais, porém, precisamos fazer com que essas informações cheguem lá na ponta, e esse Comitê, dentre outras atribuições, tem esse objetivo, propor ações para alcançar o máximo de pessoas possível, fortalecendo cada vez mais o bem-estar animal”, frisou.  

A Semarh, em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Conselho Regional de Biologia 04 (CRBIo-04), auxiliou durante a elaboração do Plano de Ação na categoria Animais Silvestres, propondo a realização de ações educativas que serão divulgadas junto à rede escolar, além das plataformas virtuais das instituições, promovendo as campanhas apoiadas pelo Comitê.

Ainda durante o encontro, foram empossados pela Coordenadora do Comitê, Miyuki Hyashida, o titular Anderson Marques Pinto Bandeira, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e Keylla Arruda Farias, representando entidades da Sociedade Civil.

Comitê Pró-Animais

O papel do Comitê Pró-Animais é promover, estimular, fortalecer e avaliar a implementação das Políticas Públicas Estaduais em defesa dos direitos dos animais em todo o Estado do Tocantins, através de debates para a discussão e tomada de decisões sobre o tema. A composição dos membros e respectivos suplentes do Comitê Pró-Animais é feita por indicações dos órgãos, entidades públicas e privadas a que representam, e designados por ato do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para mandato de dois anos, permitida uma recondução. Para o cumprimento de suas atribuições, o Comitê conta com o apoio de órgãos e entidades públicos ou privados, da sociedade civil organizada, assim como especialistas e técnicos.

Participantes

Estiveram presentes na reunião representantes da Semarh, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-TO), Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO), Conselho Regional de Biologia 04 (CRBIo-04), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e entidades da Sociedade Civil.