A Prefeitura de Araguaína vai realizar no próximo mês de maio a primeira maratona de empreendedorismo Hackathon. O evento de inovação tecnológica será aberto à comunidade e pretende reunir profissionais de diversos setores para uma competição que tem como principal objetivo, encontrar soluções tecnológicas para problemas ou desafios de gestão que possam beneficiar a comunidade de Araguaína.
O Hackathon é totalmente on-line e organizado pela Secretaria da Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação e Sebrae Tocantins, unindo empreendedores, programadores, designers e entusiastas da tecnologia e inovação para discutir ideias e desenvolver os projetos em uma jornada de uma semana. O evento também contará com palestras internacionais de profissionais do empreendedorismo e tecnologia, além de oficinas de inovação, modelagem de negócio, entre outros temas.
De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabiano Souza, o Hackathon faz parte de um conjunto de ações planejadas e desenvolvidas pelo município e que agora contará também com ações do Programa “Cidade Empreendedora”, executado em parceria com o Sebrae. A série de ações visa fomentar o empreendedorismo na cidade.
“O objetivo é acelerar o processo de desenvolvimento local, o Município faz o papel de agente mobilizador, facilitador e fomentador do desenvolvimento da economia local, trabalhando em eixos distintos para permitir o aprimoramento do ambiente de negócios, a simplificação da vida das empresas e a geração de emprego e renda”, assegurou o secretário.
Prêmio em dinheiro
O modelo de evento batizado de Hackathon já é bastante utilizado em grandes empresas por todo o mundo e vem ganhando espaço no Brasil como uma solução para fomentar a criatividade e encontrar soluções inovadores para as mais variadas situações. Em Araguaína, as equipes vencedoras receberão uma premiação em dinheiro que varia entre R$ 5 mil para o terceiro colocado até R$ 20 mil para a equipe vencedora.
“Além da premiação em dinheiro, essa é uma grande oportunidade de descobrirmos ideias novas para melhorar nossa cidade. Os projetos desenvolvidos durante o evento também poderão ser selecionados pela Prefeitura de Araguaína para dar continuidade na elaboração da ideia, caso a proposta atenda alguma necessidade do município”, explicou Souza.
Os projetos serão avaliados e testados pelas secretarias e órgãos da Prefeitura de Araguaína, com a possibilidade de contratação de acordo com os critérios estabelecidos por Lei de Licitações.