Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Testagem tem como objetivo fazer o rastreamento precoce de casos de Covid-19 na comunidade

Testagem tem como objetivo fazer o rastreamento precoce de casos de Covid-19 na comunidade Foto: Ilton Batista Jr.

Foto: Ilton Batista Jr. Testagem tem como objetivo fazer o rastreamento precoce de casos de Covid-19 na comunidade Testagem tem como objetivo fazer o rastreamento precoce de casos de Covid-19 na comunidade

O mutirão de testes da Covid-19 para fazer o rastreio de casos da doença, iniciado na terça-feira, 13, segue até a sexta, 16, atendendo em vários pontos da cidade. Nesta quarta, os testes serão realizados das 8h às 12h, na Feira Coberta da Arno 61 (503 Norte). No primeiro dia foram testadas 327 pessoas, na Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, na Arno 44 (409 Norte).

“O rastreio é fundamental, porque é possível ter um panorama do cenário epidemiológico da cidade e permite, com isso, o planejamento estratégico das ações para o enfrentamento da doença”, afirma o gerente das Linhas de Cuidados da Atenção Primária, Ilton Batista Júnior.

Na quinta-feira, 15, o mutirão estará na Feira Coberta da Arno 33 (307 Norte), das 8 às 12h; e na sexta, 16, os testes serão realizados no Setor Sonho Meu (Alameda Nilo Alves, Quadra 08, Lote 05, Comercial Cerrados), das 8h30 às 12h30. Confira o calendário completo no final do texto.

Atendimento

A Semus informa que, após sentir os sintomas, o paciente deve primeiro procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF), onde receberá acolhimento e será atendido por um profissional de saúde (enfermeiro ou médico). Posteriormente, será agendado o exame da Covid-19 para uma das unidades coletoras. Porém, se já estiver a partir do 8° dia de sintoma, o exame poderá ser realizado na própria USF no momento da consulta. Com o resultado entregue após 15 minutos de coleta do material. Em outros casos, o agendamento do paciente é realizado de acordo com a data de início de sintomas declarados pela pessoa.

Segundo Ilton Batista Júnior, na Unidade de Saúde é realizada a avaliação do paciente com a identificação dos sintomas como febre, tosse, perda do olfato ou paladar, dificuldade respiratória, entre outros e a emissão do termo de isolamento pelo período preconizado.

Os exames para detecção da doença realizados no Município são do tipo teste rápido e RT-PCR (Swab). Este último pode ser feito entre o 3º e o 7º dia do início dos sintomas. No entanto, a partir do 8º dia, recomenda-se a realização do teste rápido (imunocromatografia), através de punção capilar, feito em todas as USFs do Município.

Calendário do Mutirão

14/4 – Feira da Arno 61 (503 Norte) – 8 às 12h (manhã)

15/4 – Feira Coberta da Arno 33 (307 Norte) – 8 às 12h (manhã)

16/4 – Setor Sonho Meu – 8h30 às 12h30 (manhã)

(Secom Palmas)