Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

Foto: Divulgação Adapec

Começa no próximo dia 20 de abril, a janela de plantio de soja semente nas planícies tropicais tocantinenses, que segue até o dia 31 de maio, na região que compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Guaraí e Dueré. A partir deste ano, a Instrução Normativa (IN) nº 05/2021, abriu a possibilidade do produtor de soja salvar sementes para uso próprio nas planícies tropicais, conforme autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Já o prazo para a colheita foi antecipado para a data limite, em 25 de setembro.

De acordo com o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, Cleovan Barbosa, para realizar o cultivo nessa área os produtores devem solicitar antecipadamente o pedido à Adapec, por meio da apresentação do cadastro de propriedade de soja, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico e croqui das lavouras.

“É importante destacar que com a nova legislação, os produtores devem ficar atentos ao que dispõe a nova instrução normativa, não só no que tange ao cadastro antecipado, mas também as questões fitossanitárias, como janela de plantio e aplicação de fungicidas,” disse Cleovan, acrescentando que com as novas medidas adotadas na IN 05, houve ganhos fitossanitários significativos.

Para realizar o cadastro antecipado das lavouras, o produtor deve realizar o download dos documentos necessários no site da Adapec, no endereço: www.adapec.to.gov.br, preencher os quatro formulários disponíveis, e posteriormente, entregar esta documentação num escritório da Agência.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, disse que a nova legislação trouxe inovações garantindo a preservação fitossanitária, mesmo com a inclusão da possibilidade do produtor de grãos participar da excepcionalidade ao vazio sanitário nas planícies tropicais. “Para garantir a segurança fitossanitária das lavouras quanto à ferrugem asiática da soja, a Adapec monitora permanentemente toda a área plantada nas planícies tropicais desde a semeadura até a colheita,” destacou Paulo Lima.

Dados

De acordo com os dados da Adapec, foram cultivadas na última safra nas planícies tropicais do Tocantins, 66.120 hectares, em 112 propriedades.

Ferrugem Asiática da Soja

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente.