Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Potenciais naturais e a segurança jurídica do Estado foram apresentados pelo governador

Potenciais naturais e a segurança jurídica do Estado foram apresentados pelo governador Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Potenciais naturais e a segurança jurídica do Estado foram apresentados pelo governador Potenciais naturais e a segurança jurídica do Estado foram apresentados pelo governador

Os potenciais naturais e a segurança jurídica do Estado foram apresentados pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, nesta segunda-feira, 19, a importantes nomes do agronegócio do País durante painel realizado no Fórum Brasileiro do Agronegócio. Ocorrendo de maneira on-line, devido à pandemia do novo Coronavírus, o evento contou com a participação do Procurador-Geral da República, Augusto Aras; e do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti.

“Banhado por dois grandes rios, Tocantins e Araguaia, e fazendo divisa com seis estados brasileiros, se ligando ao Norte, ao Nordeste e ao Centro-oeste do País, o Tocantins tem mostrado que está pronto para receber investidores de todas as naturezas”, destacou o governador Mauro Carlesse, ao falar dos potenciais naturais do Estado.

A ampliação das linhas de crédito para os produtores também foi defendida pelo governador Carlesse. “Cerca de 80% da nossa produção in natura tem sido mandada para fora, fazendo com que nossos produtores fiquem dependentes dos negócios exteriores. Nós queremos e precisamos que o produtor deixe seu produto aqui no Tocantins para ser industrializado, fazendo girar a economia e ampliando os negócios locais”. O Governador ressaltou ainda os investimentos que a Gestão tem feito em tecnologia para o campo, recuperação da malha asfáltica e construção de novas rodovias, focado no desenvolvimento do agronegócio tocantinense.

Outro ponto destacado pelo governador Mauro Carlesse foi o da desburocratização de processos e da regularização fundiária que a Gestão vem desenvolvendo no Tocantins. “Nós implantamos um sistema de gerenciamento on-line de processos ambientais, que nos permite uma liberação rápida de licenças e estamos em processo de regularização de 80 mil títulos de terra, para que o produtor tenha segurança jurídica para fazer seus investimentos aqui”, destacou. 

Por fim, o Governador destacou que o Governo do Tocantins tem feito investimentos do potencial agrícola da região sul do Estado no que diz respeito à piscicultura, à avicultura e à suinocultura e ressaltou que “cada vez mais o Tocantins tem se mostrado como um Estado de oportunidades em todo o seu território”.

Sobre o Fórum

O evento é uma iniciativa do Fórum das Américas e do Conselho Global de Marketing de Vendas (GCSM) e aborda diversos temas focados nos debates mais urgentes e atuais para o país. Entre os temas abordados têm destaque: desafios ambientais; oportunidades de investimento; importância do avanço tecnológico para as empresas do setor; riscos no cenário atual; fintechs e automação; desafios da competitividade internacional; água, energia limpa e meio ambiente no Brasil e no mundo; safras e comércio exterior.