Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Caminhão carrega a primeira tonelada de rede de pesca para reciclagem

Caminhão carrega a primeira tonelada de rede de pesca para reciclagem Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Caminhão carrega a primeira tonelada de rede de pesca para reciclagem Caminhão carrega a primeira tonelada de rede de pesca para reciclagem

Nesta segunda-feira, 19, o Governo do Estado, através do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) firma um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Associação de Catadores e Catadoras da Região Norte de Palmas (Ascampa), que vai permitir a destinação ambientalmente correta para 2,5 toneladas de redes apreendidas em operações de fiscalização da pesca predatória no Estado. Todo esse material vinha sendo mantido no pátio de apreensões do Instituto, enquanto aguardava a análise e definição das condições jurídicas legais, que autorizam o envio das redes apreendidas para destruição e agora será destinado para reciclagem.

“A destinação ambientalmente adequada dessas redes é um compromisso do Naturatins, com meio ambiente e toda a sociedade. Esta cooperação com a Ascampa era uma solução aguardada. Vamos desobstruir o pátio do Instituto e contribuir com a geração de renda para as famílias que trabalham na reciclagem, colaborando com a conservação e a proteção da natureza. Fechamos assim, o ciclo de ganho ambiental da fiscalização”, afirma Renato Jayme, presidente do Naturatins.

“Todo esse material é resultado da fiscalização realizada ao longo dos anos. Portanto, não tem a menor condição de reaproveitamento ou reutilização. Mas também não poderiam ser descartados, de qualquer forma, na natureza. Então, essa cooperação vai permitir que seja realizada a separação dos materiais e a transformação em matéria-prima, para fabricação de produtos reciclados”, destaca Eliandro Gualberto, diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Instituto.

“Os materiais enviados para a Ascampa são objetos de apreensões, com registro, e mesmo que tivessem condições de aproveitamento, não poderiam ser utilizados. Com a reciclagem o Naturatins volta a movimentar o espaço de armazenamento temporário das apreensões e o meio ambiente permanece livre desses materiais”, reitera Cândido José Neto, gerente de Fiscalização.

“Primeiro queremos agradecer ao Naturatins, pela oportunidade desta parceria. A gente vai estar fazendo o recolhimento das redes de pesca, junto com o chumbo. Aqui na Associação vamos fazer a triagem desse material, separar o chumbo das redes de pesca. Vamos vender o chumbo aqui mesmo na cidade e a rede de pesca enviaremos para Luzimangues, onde será moído, triturado e transformado em grãos, que depois vão virar sacola, corda de varal, materiais reciclados”, esclarece France Magna, presidente da Ascampa, que complementa.

“Graças a esse material, vamos poder atender muitos associados, pois vai trazer renda a muitas famílias que estão conosco, ali trabalhando. Nós recebemos todo tipo de material reciclável, do papel ao ferro e até lixo eletrônico. A gente fica aqui na 403 Norte, em Palmas, fazemos coleta nas residências, mas também recebemos o material aqui na Associação”, conclui France Magna.

Os interessados em destinar algum tipo de material reciclável em Palmas, podem entregar diretamente na Ascampa ou solicitar o recolhimento por meio do telefone.