Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Com o objetivo de subsidiar o trabalho dos professores junto aos estudantes, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) inicia nesta segunda, 19, a Avaliação Diagnóstica (SAEP) em todos os alunos matriculados entre o 1º e o 9º ano da Rede Municipal de Ensino. A apuração das avaliações permitirá o embasamento dos atos pedagógicos e administrativos na perspectiva da eficiência dos resultados a serem alcançados, sobretudo neste momento atípico de pandemia.

Devido ao atual contexto, a avaliação ocorrerá nos formatos impresso e digital e ficará disponível na Ferramenta Palmas Home School para os alunos do setor urbano até o dia 26 de abril. Já para os alunos da zona rural, onde há maior dificuldade para o provimento de internet, as avaliações serão impressas e distribuídas pelas unidades de ensino, e somente os gabaritos devem ser devolvidos até a mesma data.

A avaliação nas disciplinas Português e Matemática é um mecanismo que possibilita identificar e reconhecer os conteúdos assimilados e as dificuldades de aprendizagem dos alunos, oportunizando um planejamento que melhor atenda aos objetivos estabelecidos.

A superintendente de Avaliação Educacional da Semed, Anice Moura, explica que os resultados do processo avaliativo devem ser utilizados para medidas pedagógicas voltadas ao atendimento não presencial dos estudantes. “Deve ser um ato conjunto, para o planejamento e execução do processo de ensino/aprendizagem que envolva todas as instâncias. Semed, escolas e famílias, todos devem estar envolvidos na educação dos nossos jovens”, considera.

As avaliações dos componentes curriculares foram elaboradas pela equipe de especialistas da Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação a partir de matrizes referenciadas nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Tocantins.