Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ampliou o cronograma de vacinação contra a Covid-19 para os idosos acima de 65 anos de idade. Na quinta e sexta-feiras, 22 e 23 de abril, a equipe de vacinação da Prefeitura de Palmas estará no ginásio de esportes do Centro Universitário Luterano do Brasil de Palmas (Ceulp/Ulbra), região sul da Capital, para atender a esse público. A ação acontece somente em um período, das 8 às 13 horas.

Inicialmente, a vacinação no ginásio da Ulbra era destinada apenas aos profissionais de saúde. Mas com a ampliação da faixa etária de idosos, a Semus decidiu incluir esse público no atendimento programado para esses dois dias nas dependências da Universidade.  

2ª dose

A Semus reforça que a imunização só ocorre com a aplicação das duas doses recomendadas pelos fabricantes das vacinas CoronaVac e Astrazeneca/Oxford. Portanto, é indispensável ao cidadão que recebeu a primeira dose, comparecer aos pontos de vacinação na data indicada no cartão de vacina para receber a segunda dose. O intervalo para a CoronaVac é de 21 a 28 dias entre as doses, e para a Astrazeneca é de 90 dias.  

Para receber o imunizante o usuário deve portar documentos pessoais (RG ou CNH) e o Cartão de Vacina. Aqueles que irão tomar a segunda dose devem estar munidos do Cartão com o registro da primeira dose. Os profissionais de saúde também devem constar nas listas ou apresentar o ofício protocolado na Semus. (Secom Palmas)