Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde (Semus), por meio da Assistência Farmacêutica, dá continuidade à testagem de rastreio para detecção de Covid-19 nos servidores públicos municipais, com testes nos agentes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu). A ação ocorre das 8 às 14 horas e das 14 às 18 horas, no batalhão da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), e teve início nesta quinta, 22, e termina na sexta, 23.

A previsão é que sejam testados 400 servidores, dentre Guardas Metropolitanos, agentes de Trânsito, além de agentes da Defesa Civil Municipal. De acordo com o coordenador da Assistência Farmacêutica da Semus, Ricardo Nunes, o objetivo da testagem é fazer uma busca ativa dos casos da Covid-19 na Capital, com rastreamento precoce.

Ainda nesta semana, a Semus está realizando testagem nos servidores do prédio Buriti das Secretarias de Finanças, de Transparência e Controle Interno, e de Planejamento e Desenvolvimento Humano, além da Procuradoria Geral do Município (PGM). A estimativa da Semus é testar cerca de 400 servidores do Buriti das 14 às 17 horas desta quinta, 22. Até o momento foram realizados 113 exames, sendo 18 IgG e 0 IgM nestes servidores.

Os resultados dos testes rápidos saem em torno de 20 minutos e indicam IgM positivo, que confirma presença ativa do vírus, ou IgG positivo, indicador de memória imunológica sobre contato anterior ao vírus. Com o resultado em mãos, os casos ativos identificados são notificados e orientados a procurar, imediatamente, os serviços de referência para avaliação médica e início do isolamento social.