Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Uma série de encontros virtuais, promovidos por um grupo de especialistas em Direito, discutirá a nova realidade da advocacia pós-pandemia. A cada encontro virtual, um tema sobre o assunto será discutido com profissionais prestigiados da área. O primeiro acontece nesta terça-feira, 27, às 19h, no Instagram, e tem o debate endossado pelo especialista em direito penal, Jander Araújo, pelo procurador e diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí, Francisco Lucas Costa, e pela professora de Direito Civil da Faculdade Católica Dom Orione, Pâmela Inês.  

Com o tema “A reinvenção do ambiente jurídico no pós-pandemia”, a mediação desta primeira Live fica por conta da jovem advogada Bianca Vanessa Rauber, pós-graduanda em Direito Bancário e Mercado Financeiro pela PUC-MG, que trará para o debate as incertezas e a visão dos novos profissionais que agora chegam ao mercado .

Jander Araújo, um dos responsáveis pela iniciativa, que também já exerceu a função de Procurador-Geral de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB-TO, acredita que esses encontros trarão propostas interessantes e, no mínimo, favoráveis ao entendimento da nova advocacia. “A erupção da pandemia do coronavírus trará grandes mudanças na advocacia pós-pandemia, que incluem a adoção de meios digitais e uma nova visão sobre advogar", pontua.

O especialista em direito penal acredita que se o profissional não estiver disposto a encarar as exigências de um novo mercado, que não para de sofrer alterações, certamente está sujeito a ficar perdido na profissão.  “A advocacia será profundamente afetada, possivelmente de forma negativa, tanto no que interessa a profissão, quanto no bem-estar do próprio advogado ou advogada. O profissional precisa ficar atento. Posso citar como possíveis impactos: as inovações que não foram apresentadas na formação acadêmica, a saúde mental do trabalhador, pouco discutida até aqui e que será duramente impactada em um mercado cada vez mais competitivo; além da diminuição de renda e a concorrência com o mercado externo, que se abre com as tecnologias. Tudo isso precisa ser discutido urgentemente”, completa.

Movimento Nova Advocacia

Um grupo de especialistas em Direito defende que a pandemia do novo coronavírus mudará de forma significativa como a advocacia será exercida daqui para frente. Para entender melhor o assunto, profissionais de diversas áreas irão corroborar na discussão nas próximas semanas. Cada encontro, um tema e convidados diferentes. Contudo, sempre no objetivo de elucidar a “Nova Advocacia”.

Jander Araújo 

Formado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins, Jander Araújo Rodrigues é especialista em Direito Penal e Eleitoral e já exerceu a função de Procurador-Geral de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB-TO.

Francisco Lucas Costa 

Francisco Lucas é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí; policial Rodoviário Federal no período de 2004/2009; procurador do Estado do Piauí desde 2009; foi chefe da consultoria jurídica da UESPI e da SEFAZ-PI; ex-presidente da Associação Piauiense dos Procuradores do Estado – APPE (biênio 2012/2014); ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional OAB/PI (triênio 2016/2018); e diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí desde maio de 2019.

Pâmela  Inês 

Advogada e professora de Direito Civil, Pâmela Inês de Lima é pós-graduada em Gestão do Judiciário pela ESMAT, em Direito Ambiental e Agrário, e em Direito de Família; ex-servidora no Poder Judiciário, comarca de Araguaína e Wanderlândia ; agente da Polícia Civil no Estado do Tocantins; ex-servidora no Ministério Público Estadual (MPE); coordenadora regional da Escola Superior da Advocacia do Tocantins – ESA/TO; integrou a Comissão da Mulher advogada (2015/2018); e preceptora no Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos – UNITPAC, em Araguaína.