Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Otto Alencar (Mesa) dirigiu interinamente a CPI para a escolha do presidente do colegiado, Omar Aziz

Otto Alencar (Mesa) dirigiu interinamente a CPI para a escolha do presidente do colegiado, Omar Aziz Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado Otto Alencar (Mesa) dirigiu interinamente a CPI para a escolha do presidente do colegiado, Omar Aziz Otto Alencar (Mesa) dirigiu interinamente a CPI para a escolha do presidente do colegiado, Omar Aziz

Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia definiram os senadores que irão comandar os trabalhos do colegiado. Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito presidente da comissão por 8 votos a 3, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente. 

O presidente eleito da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), indicou o senador Renan Calheiros (MDB-AL) para relator dos trabalhos na comissão. 

A CPI da Pandemia vai investigar as ações do governo e o uso de verbas federais na pandemia de covid-19. Omar Aziz indeferiu questão de ordem apresentada por Jorginho Mello (PL-SC), que solicitava o impedimento de Renan, por ser pai do governador de Alagoas, Renan Filho e manteve a indicação do relator. 

Atuação Exclusiva

Senadores que integravam outras comissões parlamentares de inquérito no Senado e no Congresso Nacional anunciaram nesta terça-feira (27) que vão deixar os colegiados para atuar exclusivamente na CPI da Pandemia. A decisão foi tomada depois de uma questão de ordem apresentada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI).

O parlamentar piauiense recorreu a um artigo do Regimento Interno do Senado que proíbe a participação de um mesmo senador como titular de mais de uma comissão parlamentar de inquérito. O presidente em exercício da CPI da Pandemia, senador Otto Alencar (PSD-BA), negou o pedido. Para ele, a questão deveria ter sido apresentada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que designou os integrantes do colegiado no dia 15 de abril. "Tendo em vista que as questões de ordem devem ser formuladas na ocasião em que se discute a matéria, compreendo que se trata de questão de ordem formulada intempestivamente, bem como para autoridade que não decide a respeito desse assunto", afirmou.

Entre os membros titulares, pediram desligamento de outras comissões de inquérito os senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Humberto Costa (PT-PE), Jorginho Mello (PL-SC), Otto Alencar e Renan Calheiros (MDB-AL). Eles integravam a CPI da Chapecoense, no Senado, e a CPI Mista das Fake News (no Congresso Nacional). Dois senadores que também integram outras comissões de inquérito não anunciaram desligamento. São eles: Ciro Nogueira e Eduardo Girão (Podemos-CE). (Da redação com informações da Agência Senado)