Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

A prestação de contas da Secretaria de Estado da Saúde relativa ao terceiro quadrimestre de 2020 foi motivo de uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 29, na reunião da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle.

Passada a fase inicial da exposição dos números, porém, as perguntas de deputados e representantes de outras entidades dirigiram a audiência para as preocupações sobre o combate à pandemia da covid-19.

Em resposta, o secretário Edgar Tollini esclareceu que 10,65% da população no Estado foi vacinada até o presente momento, número que sobe para mais de 90% dos grupos prioritários em municípios como Dueré e Talismã.

Sobre as investigações da CPI do Senado Federal quanto a repasses federais para os Estados, Tollini considerou o Tocantins um alvo pouco provável. De acordo com ele, entre as linhas de investigação como compra de ventiladores, testes rápidos, hospitais de campanha ou cilindros de oxigênio, o Estado apenas apresentou problemas pontuais em Porto Nacional e Tocantinópolis.

“O Tocantins não entrou no radar da crise do oxigênio. Aqui também não se fechou nenhum leito. Só se aumentou”, afirmou o secretário.

O gestor também distribuiu queixas. Alegou dificuldades de encontrar os indígenas, ainda que quatro mil e trezentos deles tenham recebido a primeira dose, e três mil, a segunda.

Atribuiu às empresas contratadas, sem citar quais, falhas no fornecimento. Responsabilizou prefeitos pela suposta demora para buscar as vacinas já recebidas do Ministério da Saúde. “Alguns municípios não buscaram [as vacinas] por duas semanas”, disse Tollini, sem mencionar quais.

Sobrou também para as autoridades federais. “No Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), chamei a atenção de que faltariam kits de intubação. Em setembro [do ano passado], a Pfizer [farmacêutica produtora de uma das vacinas] ofereceu vacinas ao governo federal”, declarou Tollini, que comentou não ter entendido a falta de sequência dessas ações.

Em declarações à imprensa, o então ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, alegara a resistência a “cláusulas draconianas” de contrato oferecidas por multinacionais do setor, entre elas o veto à responsabilização judicial por efeitos colaterais das vacinas.